Ruslan Rodrigues de Souza, 33 anos, foi preso durante uma operação conjunta entre as polícias Civil, Militar e Federal no último domingo (8). Ruslan é conhecido no mundo do crime com “Gringo” e é acusado de participar de uma chacina que abalou a cidade de Assis Brasil em 2018.
A operação faz parte dos acordos de cooperação entre as forças de segurança do Brasil e do Peru, reforçando o combate ao crime organizado na região de fronteira. Segundo informações das forças de segurança, Ruslan Rodrigues de Souza estava envolvido em uma carnificina que aconteceu na noite de 2 de julho de 2018, quando, junto a outros integrantes de uma facção criminosa, ele rendeu e disparou contra um grupo de nove pessoas em Assis Brasil.
Na ocasião, cinco pessoas ficaram feridas e quatro morreram. Somadas, as penas dos criminosos envolvidos na chacina ultrapassaram 318 anos de prisão. No entanto, após ser condenado, “Gringo” fugiu para o Peru, permanecendo foragido desde então.
Mesmo fugindo para o país vizinho, “Gringo” continuou cometendo crimes, há duas semanas, a PCAC em Assis Brasil teve informações de que ele havia cometido um roubo na cidade peruana de Iñapari, localizada na fronteira com o Brasil. Após uma investigação minuciosa, os agentes constataram que ele estava circulando livremente pela cidade peruana. As autoridades peruanas foram imediatamente alertadas, resultando na prisão do criminoso.
“Gringo” está detido e à disposição da Justiça, respondendo por quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio. Devido à periculosidade do indivíduo, sua entrega às autoridades brasileiras contou com o suporte das polícias Federal e Militar.