O Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, publicou um texto nesta terça-feira (17) criticando a alteração de versos na música “Caranguejo”, da cantora Claudia Leitte, que deixou de saudar Iemanjá. Em sua publicação, ele teve o apoio da cantora Ivete Sangalo, que curtiu a declaração.
Nas últimas apresentações, Claudia Leitte tem trocado a saudação a Iemanjá pelo nome de Jesus em hebraico. A letra original diz: “Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá”. Devido à sua religião, a artista passou a cantar: “Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua”.
Nas redes sociais, Pedro Tourinho não citou o nome de Claudia Leitte, mas criticou a atitude.
“Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo”, disse ele.
Na sequência, ele concluiu dizendo que “se é para celebrar os 40 anos do Axé Music, que seja para celebrar com respeito, fortalecendo seu fundamento, ajustando desequilíbrios, valorizando sua verdade, avançar caminhando para frente. Não podemos admitir desrespeito, apropriação e retrocesso.
Pouco tempo após a postagem, Pedro Tourinho fechou os comentários, que segundo ele, estavam indo “na direção errada”. Dentre as curtidas da publicação, destacaram-se a da cantora Ivete Sangalo e das atrizes Giovanna Lancelotti e Alice Wegmann.
À CNN, a assessoria da cantora Ivete Sangalo afirmou que “não há nenhuma declaração oficial” sobre o assunto. Já a assessoria da cantora Claudia Leitte não retornou até o momento da publicação desta matéria. Caso haja retorno, o texto será atualizado.
Confira a publicação de Pedro Tourinho