O cientista Rogério Cerqueira Leite morreu neste domingo (1º/12), aos 93 anos, na cidade de Campinas, em São Paulo. Ele era graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tinha doutorado em física pela prestigiada Universidade de Paris e atuou como professor da Universidade de Campinas (Unicamp).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a perda. “Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp”, disse, pelo X.
O cientista Rogério Cerqueira Leite/Foto: Reprodução
“Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país”, escreveu.
“Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”, completou.