Nestlé encontra fungos em produtos da marca Mucilon e suspende venda; veja lotes afetados

Empresa encontrou aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação vigente; consumo do produto em um longo período pode causar problemas de saúde, especialmente no fígado

A Nestlé anunciou nesta segunda-feira (2) o recolhimento de lotes dos biscoitos “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, após verificar a presença de fungos nos produtos. Em um comunicado, a empresa afirmou que encontrou aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação vigente.

Os produtos recolhidos são: Snacks de Morango e Banana, sachê de 35g, com datas de validade em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025, dos lotes especificados; e Snacks de Laranja e Banana, sachê de 35g, com datas de validade em 01/06/2025, dos lotes especificados. (Veja os lotes afetados abaixo).

Lotes recolhidos são dos biscoitos “Meu Primeiro Lanchinho”/Foto: Reprodução

Segundo a Nestlé, os produtos contaminados poderiam colocar a saúde dos consumidores em risco. “O consumo de alimentos com níveis aumentados dessa substância por período prolongado pode ser prejudicial à saúde, incluindo, em casos extremos, potenciais problemas relacionados ao fígado”, informou.

Ainda de acordo com o comunicado, a intoxicação por aflatoxina pode acontecer de duas formas: aguda (quando há ingestão de altas quantidades em período curto) ou crônica (quando há ingestão prolongada e contínua).

De acordo com as análises da empresa, os níveis de aflatoxina presentes nos lotes recolhidos estão “muito abaixo da quantidade necessária para causar qualquer reação aguda e imediata”. Para que um consumidor tivesse uma reação aguda, ele teria que comer 508 pacotes de 35g por um período de 1 a 3 semanas. No entanto, o consumo de alimentos com níveis aumentados do fungo pode causar danos à saúde, especialmente ao fígado.

PUBLICIDADE