ContilNet Notícias

Papa Francisco em missa de Natal: “Há tantas desolações neste tempo”

Por Metrópoles

Ao celebrar a Missa do Galo nesta terça-feira (24/12), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco citou as guerras que ocorrem no mundo e afirmou que há muitas “desolações” nos dias atuais. A fala vem três dias depois das duras críticas contra os bombardeios na Faixa de Gaza, ante protestos das autoridades de Israel.

“Há tantas desolações neste tempo. Pensemos nas guerras, nas crianças metralhadas, nas bombas nas escolas ou nos hospitais”, pediu ele.

O papa também chamou os cristãos a “levantar a voz contra o mal e contra as injustiças cometidas diretamente sobre os mais pobres”.

Citando o Evangelho de Lucas, o papa pediu que se renove “a esperança cristã” , através da responsabilidade e compaixão. “E aqui, talvez, nos fará bem perguntar-nos sobre a própria compaixão: eu tenho compaixão? Sei ‘sentir com’? Pensemos nisso.”

Jubileu 2025

O papa inaugurou neste 24 de dezembro o Jubileu 2025 no Vaticano, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro nesta noite (às 15h, em Brasília). Este momento da Igreja Católica, que ocorre a cada 25 anos, vai durar até 6 de janeiro de 2026. Roma espera receber mais de 30 milhões de peregrinos durante o período.

Na véspera de Natal, na presença de quase 30 mil pessoas e com transmissão para todo o mundo, o pontífice abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, simbolizando o início do Jubileu.

Com a saúde frágil aos 88 anos, Jorge Bergoglio conduziu os eventos sentado em uma cadeira de rodas. Ele se posicionou perante a grande porta de bronze e ficou em oração, enquanto soavam os sinos da Basílica.

Na Igreja Católica, o Jubileu também é chamado “Ano Santo” e considerado o ano do perdão. Suas origens estão no Antigo Testamento, embora o primeiro ano santo oficial tenha sido proclamado pelo Papa Bonifácio VIII, que levou uma multidão de 200 mil peregrinos a Roma.

Segundo a tradição, os fiéis que visitarem as Basílicas Papais de Roma durante o Jubileu, podem obter a “indulgência plenária”, o perdão dos pecados e reconciliação. Mas é necessário realizar algumas práticas, como se confessar, visitar um lugar sagrado ou praticar caridade.

Segundo a tradição católica, não é preciso ir a Roma para obter as indulgências: elas podem ser recebidas na própria cidade. Por exemplo, em São Paulo, a arquidiocese indicou 12 igrejas para peregrinação.

Segurança reforçada

Após o ataque contra a feira de Natal na Alemanha, na última sexta-feira (20/12), a segurança foi reforçada para os eventos no Vaticano. Segundo o Ministério italiano do Interior, cerca de 700 policiais foram mobilizados e mais de 800 câmeras de vigilância estão sendo instaladas em diversos pontos do centro de Roma.

Sair da versão mobile