Após uma falha obrigar pouso de emergência, os passageiros do voo LA3852, da Latam, que partiu do Aeroporto Internacional de Brasília com destino a Teresina, devem embarcar novamente nesta sexta-feira (27/12). A aeronave precisou sobrevoar a capital federal por aproximadamente 40 minutos até o pouso, por volta de 22h27. Como as falhas também afetaram os sistemas de comunicação da máquina, o comandante não conseguiu comunicar os passageiros sobre o ocorrido.
O estudante de jornalismo João Antônio Miranda, 20 anos, estava no voo acompanhado do pai e da tia, os três iriam desembarcar em Teresina para, em seguida, se deslocar para um município no interior do Piauí, onde vai ocorrer o casamento do irmão dele. Ele relata que a decolagem ocorreu normalmente, mas que, poucos minutos depois, perceberam que as coisas estavam fora do normal. “A gente percebeu que o avião estava demorando muito para atingir uma altura segura”, relata.
O jovem conta que costuma acompanhar casos sobre aviação e que já sonhou em ser piloto, por isso, percebeu que algo estranho estava acontecendo. “Eu fui para a parte de trás, onde meu pai estava, e disse: o avião teve algum problema e gastando combustível para pousar”, relata.
Outros passageiros foram percebendo com o passar dos minutos. “Conforme o tempo passava, mais as pessoas ficavam angustiadas”, disse. Segundo ele, não houve gritos, mas as pessoas permaneceram confusas e apreensivas. “Nós sobrevoamos duas vezes o Mané Garrincha e as pessoas não entendiam porque a gente estava voando tão baixo”, conta.
“Minha tia estava rezando e uma mulher, atrás de nós, me perguntava o que estava acontecendo”, completa.
O voo LA3852 decolou por volta de 21h35 em Brasília e pousou por volta de 22h21 no mesmo aeroporto. Em comunicado, a InfraAmérica, concessionária que administra o aeroporto, informou que o voo solicitou pouso por volta das 22h e aterrissou cerca de 20 minutos depois, sem intercorrência. “Por protocolo de segurança, as operações aéreas do terminal foram temporariamente suspensas até o pouso da aeronave, sendo retomadas às 22h27”, comunicou.
Os passageiros prejudicados com a falha da companhia foram realocados e embarcarão novamente na noite desta sexta no voo LA9003, que está previsto para decolar às 21h05. Ao Correio, a Latam declarou que “lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.