ContilNet Notícias

Pimenta: vereadores derrotados aproveitam os últimos dias no cargo para esbanjar diárias no Nordeste

Por Matheus Mello, ContilNet

A atual legislatura da Câmara Municipal de Rio Branco – que encerra neste mês -, já é considerada uma das piores de toda a história do parlamento. Sem embates significativos entre base e oposição, os parlamentares não protagonizaram votações importantes e muito menos propuseram projetos relevantes. Pelo contrário. Vomitaram incompetência e falso moralismos ao protocolar matérias que obrigam a implantação de bíblias na escola ou proíbe crianças na parada LGBT +. Um verdadeiro show de pão e circo. Legislativamente falando, uma atuação fraca e morna.

Isso foi reflexo nas urnas. Nas eleições deste ano, por exemplo, nem metade dos atuais parlamentares conseguiram se reeleger e não vão retornar à Casa no ano que vem. A população percebeu e deu o recado.

Câmara Municipal de Rio Branco. Foto: ContilNet

Parte desses vereadores derrotados, quatro ao todo, vão aproveitar os últimos dias nos cargos para esbanjar diárias no Nordeste.

João Marcos Luz – líder do prefeito -, James da Saúde, N. Lima e Célio Gadelha viajaram para a Fortaleza, no Ceará, na última segunda-feira (2)  para participar do curso “Inovação e Município Inteligente, Humano e Sustentável”, em Fortaleza, no Ceará. Um 5º parlamentar também está no grupo, Joaquim Florêncio, o único reeleito neste ano.

Ao todo, cada vereador está recebendo cinco diárias e meia, totalizando R$ 5.164,50 para as despesas. Os dados foram divulgados no Portal da Transparência da Câmara Municipal.

Se contar com os assessores e servidores, o curso dos vereadores em Fortaleza custou quase R$ 50 mil aos cofres da Casa.

Enquanto isso …

Enquanto os vereadores estão curtindo a capital cearense, os demais parlamentares também parece não quererem trabalhar. A sessão da Câmara Municipal desta precisou ser cancelada por falta de quórum.

Votações importantes

Vale lembrar que os vereadores precisam debater e votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício financeiro do ano que vem. Essa e simplesmente a matéria mais importante da Casa. Quanto mais cedo iniciar as discussões, melhor apreciada seria.

Tudo certo

João Marcos Luz, apesar de todos os esforços, até inconstitucionais, de tentar aprovar a lei que proíbe a participação de crianças na parada LGBT+, não conseguiu fazer com que o prefeito Tião Bocalom – que usou do bom senso- sancionasse o PL.

Apesar do impasse, ele garantiu que a relação com o prefeito – no qual é líder na Câmara -, não se abalou e declarou que Bocalom ‘fez tudo o que estava ao seu alcance -.

De olho em 2025

Derrotado nas urnas, João Marcos está de olho em um cargo no alto escalão de Bocalom. E deverá ser bem recompensado. Afinal, o vereador foi a testa de ferro do prefeito nos últimos anos na Casa. Descascou os maiores abacaxis do chefe.

João já foi superintendente da RBTrans na gestão Bocalom. Ele poderá ser reconduzido ao cargo.

Sair da versão mobile