Chegamos ao último dia de 2024, e uma curiosidade da retrospectiva no futebol internacional é: quem foi o maior artilheiro no ano corrido? O ranking abaixo do ge contabiliza jogos oficiais e gols por clubes, em ligas de primeira divisão, copas nacionais e competições internacionais. Há nomes famosos no top 10, outros desconhecidos, e um brasileiro.
O primeiro lugar nesse ranking é do centroavante sueco Viktor Gyökeres, do Sporting de Lisboa. E com larga vantagem. Ele marcou 52 gols em 56 jogos pelo time português, em todas as competições. Hoje com 26 anos, Gyökeres tem contrato com o Sporting até 2028 — tirá-lo de lá pode custar mais de R$ 451 milhões.
O top 5 tem mais duas estrelas do futebol europeu: Robert Lewandowski, com 40 gols pelo Barcelona, e Harry Kane, que balançou as redes 39 vezes pelo Bayern de Munique. O atacante polonês ficou na segunda posição, e o centroavante inglês em quarto. O uruguaio Martín Cauteruccio ocupa o terceiro lugar por apresentar média por jogo melhor do que Harry Kane.
Top 10 da artilharia mundial em 2024:
- Viktor Gyökeres (Sporting) – 52 gols em 56 jogos
- Robert Lewandowski (Barcelona) – 40 gols em 52 jogos
- Martín Cauteruccio (Sporting Cristal) – 39 gols em 31 jogos
- Harry Kane (Bayern de Munique) – 39 gols em 43 jogos
- Lei Wu (Shanghai Port) – 38 gols em 36 jogos
- Guilherme Bissoli (Buriram United) – 38 gols em 45 jogos
- Erling Haaland (Manchester City) – 38 gols em 49 jogos
- Álex Arce (Independiente Rivadavia/LDU) – 37 gols em 51 jogos
- Kylian Mbappé (PSG/Real Madrid) – 37 gols em 50 jogos
- Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) – 36 gols em 39 jogos
* Fontes do levantamento: Transfermarkt e ogol
Maior artilheiro do futebol mundial de clubes em 2023, com 44 gols, o norueguês Erling Haaland marcou pelo Manchester City os mesmos 38 gols que o brasileiro Guilherme Bissoli, ex-São Paulo, Athletico-PR, Avaí e Ceará, e hoje jogador do Buriram United, da Tailândia.
Completam o top 10 o paraguaio Álex Arce, atualmente na LDU do Equador, Mbappé, que balançou as redes em 2024 tanto pelo Paris Saint-Germain quanto pelo Real Madrid, e Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr.