ContilNet Notícias

Retrospectiva 2024: relembre casos curiosos do mundo animal em Rondônia

Por G1

Em 2024, vários animais protagonizaram momentos marcantes e curiosos em Rondônia. Jiboia encontrada em motor de carro, onças-pintadas fugindo de incêndio e até um jacaré faminto que foi flagrado devorando um boto são alguns dos registros.

Fotos retrospectiva 2024 g1 RO — Foto: Reprodução

Confira abaixo a seleção completa com flagrantes curiosos do mundo animal:

Jiboia encontrada em motor de carro

CLIQUE AQUI para ver o vídeo

Um mecânico de Vilhena (RO) foi pego de surpresa durante a inspeção de um veículo, que, segundo a dona, apresentava problemas na direção. Ao abrir o capô do carro para tentar identificar o problema, o mecânico encontrou uma jiboia(Veja o vídeo acima).

Na oficina, a proprietária do carro contou que notou barulhos estranhos após ter feito uma viagem até uma fazenda e, por isso, levou o veículo para uma análise mecânica. A dona do carro revelou ainda que assim que a cobra foi retirada, o problema da direção desapareceu

Pirarucu com mais de dois metros

CLIQUE AQUI para ver o vídeo

Fábio Baca conseguiu, pela quinta vez, uma façanha que muitos pescadores sonham: fisgar um pirarucu com mais de dois metros e 130 quilos. A pescaria aconteceu em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho(Veja o vídeo acima).

Fábio contou ao g1 que saiu para pescar no rio Madeira com um guia da região. Eles ficaram por algumas horas no local, até que Fábio decidiu se aventurar em um lago próximo. Depois de fotografado, o peixe foi devolvido à natureza. O peixe conseguiu cansar a dupla e dar fim à pescaria.

‘Ave fantasma’ que tem o canto apavorante

Ave Urutau se disfarça para se proteger de predadores camuflagem piratininga — Foto: César Evaristo/TV TEM

O canto do urutau, a “ave fantasma” é carregada de superstições relacionadas ao mau agouro ou — de forma completamente oposta — ao amor. Além disso, a ave também tem uma especialidade: se camuflar em tocos de madeira para evitar predadores.

Pra desvendar os mistérios do Uruatu, o g1 conversou com um especialista que contou outras curiosidades sobre a “ave-fantasma”.

Jacaré devorando boto no rio Guaporé

CLIQUE AQUI para ver o vídeo

Um jacaré foi flagrado devorando um boto-cor-de-rosa no rio Guaporé, em São Francisco do Guaporé (RO). O vídeo foi gravado pelo proprietário de uma pousada, Pablo Rozo. O empresário informou que estava pescando próximo a sua pousada quando avistou de longe “algo girando e se debatendo”. Ao notar que se tratava de um jacaré, ele começou a gravar. (Veja o vídeo acima).

Ao navegar novamente pelo trecho durante a noite, ele viu que o boto já havia sido devorado pela metade.

Anta resgatada de incêndio

CLIQUE AQUI para ver o vídeo

Uma anta foi resgatada por brigadistas em um dos focos de incêndio que atingiu o Parque Guajará-Mirim há mais de um mês, assustada e desidratada. Mesmo depois de tratada e solta, ela voltou todos os dias como se tivesse “adotado” a base e os brigadistas como família. (Veja o vídeo acima).

Após o resgate, a equipe montou um viveiro no acampamento em que estão instalados, para tratar da saúde do animal, mas ele não se adaptou. O animal foi solto em uma área do parque livre do fogo, mas retornava pelo menos 4 vezes ao dia para a base da equipe.

Onças-pintadas atravessando o rio Guaporé

CLIQUE AQUI para ver o vídeo

Uma família de onças-pintadas foi vista atravessando o rio Guaporé, a cerca de 40 km de Cabixi (RO). O registro foi feito por um casal de pecuaristas que estava indo da Vila São João para a Vila Neide, comunidades ribeirinhas, quando teve o encontro com os felinos. (Veja o vídeo acima).

Ao g1, a pecuarista que fez o registro, Tania Mackowiak, disse que já havia visto onças na região, mas foi a primeira vez que viu uma com dois filhotes atravessando o rio

Jacaré “pré-histórico” no rio Madeira

CLIQUE AQUI para ver o vídeo

Um jacaré foi flagrado por um pescador enquanto navegava pelo rio Madeira em Porto Velho. De acordo com o biólogo, o animal é da espécie Jacaré-Açu e impressionou por causa do tamanho. O vídeo feito pelo pescador repercutiu nas redes sociais. (Veja o vídeo acima).

No vídeo, o pescador chamou o animal de “jacaré pré-histórico” por causa das características que o diferenciam dos outros. Segundo ele, os jacarés sempre aparecem durante as pescarias, mas esse foi um dos que mais chamou sua atenção.

Sair da versão mobile