ContilNet Notícias

Taxa de mortalidade por AIDS no Acre é inferior à média nacional, aponta boletim

Por Redação ContilNet

O Ministério da Saúde divulgou que em 2023 houve um aumento de 4,5% nos casos de HIV em relação a 2022. Esse crescimento é atribuído à maior capacidade de diagnóstico nos serviços de saúde. Apesar disso, a taxa de mortalidade por AIDS caiu para 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, a menor desde 2013. No Acre, a taxa de mortalidade permaneceu estável nos últimos dez anos, sendo de 2,3 óbitos em 2023, com registro de 21 mortes no estado.

Os dados do estado são melhores que a média nacional/Foto:GETTY IMAGES

Entre os dados divulgados, Rio Branco apresentou uma taxa de mortalidade inferior à nacional, com 2,7 óbitos por 100 mil habitantes.

O boletim aponta que 70,7% dos casos de HIV foram registrados em pessoas do sexo masculino, 63,2% em pessoas pretas e pardas, e 53,6% em homens que fazem sexo com homens. A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos, representando 37,1% dos casos.

Em relação à AIDS, as faixas etárias mais atingidas foram de 25 a 29 anos (34%) e de 30 a 34 anos (32,5%). Entre homens homossexuais e bissexuais, a categoria de exposição correspondeu a 43,9% dos casos registrados.

O Brasil alcançou a meta de diagnosticar 96% das pessoas estimadas de viverem com HIV, cumprindo uma das metas estabelecidas pela ONU para a eliminação da AIDS como problema de saúde pública. Além disso, 95% das pessoas em tratamento antirretroviral alcançaram supressão viral.

Entretanto, o país ainda trabalha para ampliar o percentual de pessoas vivendo com HIV que estão em tratamento, atualmente em 82%. O Ministério da Saúde atribui os avanços à expansão da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que exige testagem para sua administração, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas à reinclusão de pessoas que abandonaram o tratamento.

A eliminação da AIDS até 2030 segue como meta do programa Brasil Saudável, que busca erradicar ou reduzir doenças que afetam populações mais vulneráveis.

Sair da versão mobile