O Fórum Empresarial do Acre divulgou uma pesquisa nesta semana que mostra o perfil dos turistas que visitam o Estado.
De acordo com o levantamento feito por meio de questionários aplicados na rodoviária e no aeroporto de Rio Branco, a faixa etária média dos visitantes é de 40 anos de idade.
Foram entrevistados 401 turistas, entre 27 de junho e 22 de outubro.
Os turistas também têm renda na média nacional (aproximadamente R$ 4 mil). Além disso, a maioria possui nível superior.
“Quando se sabe quem são os turistas, de onde vêm, o que buscam e quanto tempo pretendem ficar, é possível criar estratégias que tornam o Acre um destino mais atraente e acessível”, diz o estudo intitulado ‘Revistando o Turismo: um olhar pensando no futuro’.
“Metade dos turistas que chegam a Rio Branco utilizam o transporte terrestre, o que sugere que a rodoviária é um ponto importante de entrada para a cidade. O aeroporto também teve uma participação significativa, com 32,17% das aplicações. Esse percentual reflete a importância do transporte aéreo no turismo local, destacando o aeroporto como o segundo principal ponto de acesso dos visitantes”, continua o estudo.
As visitas a amigos e familiares são o principal motivo (38,46%), seguidas de negócios (23,72%) e saúde (18,59%). A saúde está intimamente ligada a oferta de serviços de alta complexidade em Rio Branco.