A arte é uma das formas de conhecer a cultura de um povo, assim como uma maneira de perpetuar costumes e formas de expressão através das gerações. Os músicos Luizga e Paulo Novaes tem um projeto que casa muito bem com essa ideia.
A Txai Band é a junção das duas mentes criativas com diversos artistas do povo Huni Kuin, da Aldeia Chico Curumim. Ao todo, o projeto conta com sete faixas, sendo três vinhetas e quatro músicas completas. Duas das músicas contam com parte da letra em português, enquanto as outras duas são na língua hatxa-kuin. Os detalhes foram divulgados em uma matéria especial publicada pela Revista VEJA.
A ideia para a realização do projeto teve sua semente plantada quando Luizga, que é mineiro, veio ao Acre em 2019, para participar de uma residência artística em Jordão, com artistas do povo Huni Kuin, através do projeto Itaú Cultural.
Anos depois, Paulo Novaes, vencedor do Grammy Latino de 2021, participou de uma viagem à aldeia Chico Curumim, no ano de 2023. A visita se transformou em um disco e um documentário.
O intuito dos músicos é que a iniciativa se torne um projeto a longo prazo e que outros lançamentos com novas colaborações surjam.