ContilNet Notícias

Uso de PrEP como medida para evitar o HIV dobra no Acre; veja como ter acesso e se proteger

Por Everton Damasceno, ContilNet

O número de usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no combate ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) cresceu substancialmente em todo o Acre, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

A PeEP, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV/Foto: Reprodução

A proteção é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.

Em 2024, até o momento, o Brasil atingiu a marca de 109 mil usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Em 2022, o quantitativo era de 50,7 mil usuários. No mesmo período, o número de usuários da PrEP no Acre passou de 92 para 187.

“Esse marco reforça o compromisso do governo brasileiro na resposta ao HIV e à aids, garantindo que mais pessoas tenham acesso a estratégias de prevenção eficazes e seguras. O aumento da capacidade de diagnóstico está diretamente relacionado às ações de ampliação da oferta de insumos de prevenção, em particular a PrEP”, diz o Ministério da Saúde.

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?

Quem pode usar a PrEP?

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

Algumas situações que podem indicar o uso da PrEP:

Procure um serviço de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP.

Veja lista dos serviços que ofertam PrEP:

Sair da versão mobile