WhatsApp Business testa IA capaz de responder clientes no app; entenda

WhatsApp Business beta disponibilizou recurso de IA para facilitar atendimento fora do horário comercial; saiba como pode funcionar a funcionalidade em fase de testes

WhatsApp Business pode ganhar uma ferramenta de inteligência artificial (IA) em breve. Na versão 2.24.26.16 do aplicativo beta para Android do mensageiro, um novo recurso capaz de responder clientes de forma personalizada já está sendo testado. Identificada nesta terça-feira (17) pelo portal especializado WABetaInfo, o recurso permitirá configurar respostas automáticas mantendo o tom de voz da marca. A ideia é gerar respostas rápidas e precisas para perguntas frequentes, auxiliar clientes durante processos de compra ou contratação de um serviço, ou até lidar com questões um pouco mais complexas por meio do sistema de aprendizado de máquina embarcado da IA.

— Foto: Reprodução/Mariana Saguias/ TechTudo

A funcionalidade poderá garantir mais agilidade ao atendimento, principalmente fora do horário comercial. Mesmo que a AI ofereça respostas eficientes e com linguagem natural, os clientes serão notificados sempre que estiverem interagindo com o chatbot, para garantir transparência ao processo. Com isso, além de reduzir os tempos de resposta e atendimento, negócios de todos os tamanhos conseguem garantir um bom atendimento ao cliente e suporte pós-venda, mesmo que o orçamento geral seja reduzido.

Meta AI já está disponível para versão beta do WhatsApp Business e chega à versão pública em breve — Foto: Reprodução/WaBetaInfo

Meta AI já está disponível para versão beta do WhatsApp Business e chega à versão pública em breve — Foto: Reprodução/WaBetaInfo

Outra novidade da atualização é possibilidade de integrar o WhatsApp Business a Plataforma Business da Meta. Mesmo se tratando do mesmo ecossistema, a conta do aplicativo de mensagens precisava ser gerenciada separadamente. Caso o recurso seja lançado, será possível controlar tudo diretamente do app do WhatsApp Business no smartphone, não sendo mais preciso abrir a plataforma no PC para gerenciar informações da conta.

Outra vantagem da integração é a possibilidade de importar até seis meses de histórico de conversas individuais para o WhatsApp Business. Isso garante que novos usuários migrando seu negócio do mensageiro tradicional para a versão empresarial poderão manter os registros de clientes e negociações anteriores, não sendo mais preciso ficar alternando entre aplicativos para buscar informações ou contratos antigos.

Vale destacar que, mesmo com os testes, não há confirmação de que as novidades serão oficialmente lançadas na versão padrão do WhatsApp Business.

Com informações de WaBetaInfo

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