Em meio à alta de casos de Covid-19, o estado do Acre tem enfrentado desafios de vacinação. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), apesar de todo o esforço, a baixa adesão à imunização fez com que apenas 10% do público-alvo fosse vacinado durante todo o ano de 2024.
No último sábado (4), o Acre recebeu 15 mil doses da vacina contra Covid-19, após solicitação emergencial feita ao Ministério da Saúde pelo Governo do Estado, como medida para conter um aumento no número de casos, bem como para a prevenção de quadros graves da doença.
As novas doses serão destinadas para grupos prioritários, que prevê uma dose de reforço anual. A nova remessa de vacina será somada às 6.245 já em estoque nos municípios acreanos.
Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, a vacinação é indispensável para proteger os grupos mais vulneráveis à doença.
“Proteger os grupos prioritários é fundamental para evitar complicações graves e sobrecarga no sistema de saúde. Reforçamos a importância de que as pessoas elegíveis procurem os postos de vacinação”, destacou.
Grupos prioritários que podem receber a dose de reforço:
Idosos;
Gestantes;
Pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares;
Imunossuprimidos, incluindo pacientes com HIV, hepatites, câncer e transplantados;
Povos indígenas;
Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência;
Populações ribeirinhas.