ContilNet Notícias

Alegando prejuízos, estudantes da Ufac cobram convocação de novos professores; reitoria de posiciona

Por Vitor Paiva, ContilNet

Os alunos do curso de psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) se pronunciaram nas redes sociais, por meio do Centro Acadêmico de Psicologia Ângela Haddad (Capah), pedindo a urgência na convocação de novos professores para o curso. Segundo a nota publicadas, o curso vêm sendo prejudicado, ficando sem aulas de certas matérias por falta de docentes.

Os alunos temem ter uma formação fragilizada pela falta de professores/Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Ainda de acordo com o comunicado, um edital de 2028 teria sido prorrogado, por conta da pandemia, e o processo seletivo não pode ser encerrado até que todos os nomes aprovados sejam contatados. Entretanto, o último chamamento dentre os três aprovados não foi realizado.

De acordo com o relato dos alunos, devido a distância temporal entre o processo seletivo e o atual momento, os profissionais já contam com uma carreira consolidada e dificilmente aceitariam o chamamento.

A nota aponta ainda que o atual coordenador do curso de Psicologia entrou em contato com os três nomes que foram aprovados, e todos negaram a oferta. Contudo, a última convocação não foi feita, o que impede o encerramento do processo seletivo, consequentemente dificultando a abertura de um novo certame.

O que diz a Ufac?

A Ufac  se posicionou afirmando que sim, a candidata em questão foi convocada e que o processo se encontra na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) desde o dia 23 de dezembro, com previsão de nomeação no dia 13 de janeiro, junto aos aprovados no edital 04/2024.

Confira a nota da instituição na íntegra, assim como o pronunciamento dos alunos:

A Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que a convocação da sexta colocada no concurso público foi realizada, atendendo à solicitação do centro acadêmico responsável. Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais.

No dia 17 de dezembro, o centro solicitou a chamada, e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria em 19 de dezembro. Inclusive, foi a Pro-Reitoria de Graduação que informou à direção do CFCH da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018 que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal.

O processo encontra-se atualmente na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) desde o dia 23 de dezembro. A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor.

A Ufac reforça seu compromisso com a transparência e agilidade nos procedimentos, sempre priorizando a excelência acadêmica e administrativa“.

Sair da versão mobile