O meteorologista David Friale descartou que o Acre possa enfrentar enchentes de proporções ‘alarmantes’ em 2025. A informação foi divulgada no último boletim publicado na última sexta-feira (3), no site O Tempo Aqui.
Na previsão, Friale destacou que as chuvas em janeiro deverão permanecer dentro da média histórica, variando entre 240 e 320 mm, o que descartaria uma grande enchente. Contudo, o alerta para transbordamento de córregos e igarapés ainda está mantido.
“Como estamos informando diariamente, há meses, não há tendência a enchentes de proporções alarmantes causadas pelo rio Acre, pois as chuvas, neste verão, deverão estar dentro ou abaixo da média. Eventualmente, poderão ocorrer transbordamentos de córregos e pequenos igarapés, podendo causar sérios transtornos à população ribeirinha”, disse.
Nas últimas semanas, o Rio Acre chegou a marcar 11,60 metros em Rio Branco. Após uma grande vazante, o manancial registrou na última medição da Defesa Municipal, na sexta-feira (3), 5,50 metros às 15h.