Apple e Google removem TikTok, Capcut e outros apps da ByteDance nos EUA

Usuários de outros países podem acabar sofrendo as consequências

Cumprindo a determinação do governo dos Estados Unidos, que foi aprovada pela Suprema Corte do país, a Apple removeu neste domingo (19) o TikTok e vários outros aplicativos distribuídos pela ByteDance e suas subsidiárias da App Store nos EUA, incluindo o muito popular editor de vídeos CapCut e a rede Lemon8.

Em um comunicado divulgado em sua página oficial de suporte, a companhia comandada por Tim Cook — que vem se aproximando cada vez mais do Presidente Donald Trump desde antes mesmo da vitória nas eleições do ano passado — afirmou “ser obrigada a seguir jurisdições dos países em que atua”, e por isso deve seguir a Lei de Proteção aos Americanos Contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros.

Além do TikTok em si, a Apple liberou uma lista com os demais apps da ByteDance e suas subsidiárias que não poderão mais ser encontrados na App Store, seja para download ou updates, sendo eles:

  • TikTok
  • TikTok Studio
  • TikTok Shop Seller Center
  • CapCut
  • Lemon8
  • Hypic
  • Lark – Team Collaboration
  • Lark – Rooms Display
  • Lark Rooms Controller
  • Gauth: AI Study Companion
  • MARVEL SNAP

Um ponto importante é que, apesar da restrição ser aplicada apenas nos Estados Unidos, usuários de outros países podem acabar sofrendo as consequências, ainda que de uma forma mais limitada.

Habitantes dos EUA

TikTok/Foto: Reprodução

Moradores dos Estados Unidos que já contam com os apps instalados continuarão com eles, mas não poderão reinstalá-los ou receber atualizações neles. Ou seja, se por algum motivo você desinstalar o TikTok, não será possível reinstalá-lo, e também não receberá novas funcionalidades e correções de bugs a partir de agora.

Além disso, compras dentro dos aplicativos estão bloqueadas, assim como novas inscrições em funcionalidades pagas — mas ainda é possível cancelar as inscrições para evitar ser cobrado por algo que não poderá mais usar em um futuro breve. A empresa reforça que a falta de updates pode afetar performance, segurança e compatibilidade com versões futuras do iOS e iPadOS.

Visitantes nos EUA

Capcut/Foto: Reprodução

Já se você mora em outros países — como o Brasil — e tem sua conta da Apple vinculada a esse país, poderá seguir usando os aplicativos normalmente, já que a restrição apenas se aplica ao território dos Estados Unidos. Durante visitas ao país, porém, será bloqueado qualquer download, update ou compras internas e novas inscrições em serviços e apps da ByteDance, válido enquanto estiver dentro das fronteiras terrestres ou marítimas dos EUA. Ao sair do país, tudo voltará ao normal.

Ironicamente, esse é o tipo de política criticada da grande rival nessa guerra comercial dos EUA: a China. Moradores do país possuem acesso restrito a vários apps e serviços estrangeiros, precisando adotar o uso de serviços de VPN para tal — como feito no Brasil durante o bloqueio do X, antigo Twitter. Agora resta ver se o uso desse tipo de subterfúgio crescerá nos EUA, ou se os moradores vão partir para alternativas como o também chinês RedNote.

Usuários já recebem mensagem de erro

Mensagem de indisponibilidade do TikTok nos EUA/Foto: Reprodução

Apesar da Apple apontar que o TikTok e outros apps da ByteDance seguem disponíveis, apenas sendo bloqueado o download, update e novas inscrições pagas, usuários nos Estados Unidos já começam a receber notificações ao abrir o app, apontando que ele não pode ser usado devido à lei de banimento em vigor no país.

“Desculpe, o TikTok não está disponível no momento. Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto. 

Temos sorte que o presidente Trump indicou que trabalhará conosco em uma solução para restabelecer o TikTok quando ele assumir o cargo. Por favor, fique ligado.”

O usuário então tem as opções de fechar o app ou “saber mais”, onde é levado até o site do TikTok com uma mensagem similar e a opção de baixar os dados do app. O CapCut apresenta a mesma tela de erro ao abrir o app, o que indica que o mesmo deve se aplicar a outras soluções da ByteDance no país.

Assim como a Apple, o Google também removeu os apps da ByteDance da Play Store, porém até o momento não foi dado um comunicado formal sobre isso. Considerando a multa imposta de 5 mil dólares por usuário que conseguir fazer o download dos apps, não é de se espantar a agilidade das empresas em colocar o banimento em prática.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.