Climão? TV Globo toma atitude em gravação com Ivete e Claudia Leitte

As cantoras, que colocaram um ponto final na amizade, participaram do Caldeirão com Mion, que vai homenagear os 40 anos do axé music

O fim da amizade entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte quase causou um climão numa gravação na TV Globo. As cantoras gravaram um especial para o Caldeirão, porém, por conta da treta entre elas, a emissora decidiu se precaver e fazer de tudo para que uma não esbarrasse com a outra.

O programa de Marcos Mion vai comemorar os 40 anos do axé music e, para garantir a presença de Ivete e Claudia, tomou algumas atitudes cautelares. A primeira delas, para que não houvesse nenhum mal-estar, foi marcar a participação em dias diferentes.

Sangalo performou na última quinta-feira (29/1) e Leitte nesta quinta (30/1). A presença da ex-vocalista da Banda Eva foi um pedido da própria Globo, que não via a homenagem sem ela.

Segundo a Folha de S. Paulo, Ivete não tinha confirmado de pronto o convite, mas acabou aceitando depois do canal entrar pessoalmente nas negociações.

Reprodução/Instagram

Início da treta

Tudo começou depois de Claudia Leitte trocar a palavra “Yemanjá” por “Yeshua” em uma música do seu repertório. Claudia foi acusada de racismo religioso e denunciada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Na ocasião, Pedro Tourinho, secretário de Cultura Turismo de Salvador, falou sobre a situação, sem citar o nome da artista.

“Se é para celebrar os 40 anos do Axé Music, que seja para celebrar com respeito, fortalecendo seu fundamento, ajustando desequilíbrios, valorizando sua verdade, avançar caminhando pela frente. Não podemos admitir desrespeito, apropriação e retrocesso, novamente”, disparou o político.

E acrescentou: “Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo.”

Reação de Ivete

A crítica repercutiu e um dos comentários que chamou a atenção foi o de Ivete Sangalo. A artista comentou apenas com um “Sim!”, seguido de emojis de aplausos.

Unfollow

Dias depois, internautas perceberam que Claudia Leitte havia deixado de seguir Ivete Sangalo. No entanto, segundo o empresário da carioca que cresceu na Bahia, Fábia Almeida, ela bloqueou a mulher de Daniel Cady. Eita!

“Nunca falei da vida de ninguém esses anos todos. Não quero falar nada da vida de ninguém, não”, cutucou Leitte. “Está tudo certo como está. Todo mundo fazendo música, produzindo e trabalhando. Não quero falar de ninguém”, desabafou para o colunista Lucas Pasin.

PUBLICIDADE