ContilNet Notícias

Com mais de 160 novos casos em 2024, Acre atinge maior registro de hanseníase em 10 anos

Por Suene Almeida, ContilNet

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), apontam que em 2024, o Acre registrou o maior número de novos casos de hanseníase da última década.

Foram confirmados 161 casos, um aumento expressivo em relação aos 92 registrados em 2023. No entanto, o crescimento reflete os avanços na estrutura de diagnóstico e tratamento da doença.

O aumento tem relação com o a avanço no diagnóstico/ Foto: Reprodução

Acontece que antes o atendimento e diagnóstico de hanseníase no Acre estavam concentrados exclusivamente na Fundhacre, dificultando o acesso para moradores de regiões remotas, no entanto, com a ampliação da capacidade de atendimento na atenção primária dos municípios, pacientes agora têm recebido diagnóstico precoce e iniciado o tratamento de forma mais acessível.

VEJA MAIS: Hanseníase: Acre registrou mais de 40 casos da doença entre 2018 e 2022

A medicação utilizada no tratamento da hanseníase é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde e distribuída para todos os 22 municípios do estado. Nos casos mais graves, quando o tratamento não pode ser realizado localmente, os pacientes são encaminhados para serviços especializados.

Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento à população, a Sesacre planeja diversas ações para 2025:

Veja a videorreportagem especial do ContilNet sobre a casa de acolhida que atua há mais de 90 anos no cuidado de hansenianos no Acre:

Sair da versão mobile