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Concurso Banco do Brasil: saiba como foi o último edital para Escriturário

Por Direção Concursos

Um novo concurso Banco do Brasil poderá ser realizado em breve e os concurseiros interessados nesta oportunidade têm se perguntado como foi o último edital do certame.

Vale lembrar que, recentemente, o banco apresentou à Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) um pacote de novas funções e regras de movimentação interna para os funcionários. Este pode ser um indicativo de que o banco pretende, em breve, realizar novas contratações por meio da realização de concurso público.

Em outubro de 2024, o Banco do Brasil abriu um programa de remoção interna. A etapa costuma preceder a abertura de novas seleções, já que reorganiza o quadro de pessoal dos órgãos ou empresas.

Além disso, todos os aprovados no último certame para o cargo de Agente Comercial, tanto em vagas imediatas quanto em cadastro reserva, já foram convocados. Em relação aos aprovados para Agente de Tecnologia, cerca de 1.039 ainda podem ser chamados.

Confira, nessa matéria, como foi o último concurso Banco do Brasil realizado e acelere sua preparação para esta oportunidade!

Concurso Banco do Brasil – Foto: Divulgação

Concurso Banco do Brasil – Como foi o último edital?

O concurso Banco do Brasil mais recente teve seu edital publicado em dezembro de 2022, sob organização da Fundação Cesgranrio.

Na ocasião, foram ofertadas 6.535 vagas, entre oportunidades imediatas e cadastro reserva, para cargos de nível médio de seu quadro de pessoal. As vagas foram distribuídas da seguinte forma

As oportunidades para Agente Comercial foram válidas para todo o Brasil e para Agente de Tecnologia são apenas para Brasília-DF e São Paulo-SP.

As provas aconteceram no dia 23 de abril de 2023 e foi registrados mais de 1,6 milhão de candidatos incritos. No entanto, a taxa de abstenção às provas ficou em 47,6%. Ou seja, cerca de 700 mil candidatos não compareceram no dia da avaliação.

Salários atualizados

Atualmente, o salário inicial de um ocupante do cargo de Escriturário do Banco do Brasil é de R$ 3.622,23. No entanto, com o acréscimo de benefícios e participação nos lucros do banco, a remuneração pode ficar ainda mais atrativa, podendo ultrapassar R$ 8,7 mil por mês.

Confira os principais benefícios estabelecidos no acordo coletivo de trabalho 2024-2026:

Saiba mais detalhes sobre os salários do concurso Banco do Brasil!

Requisitos do concurso Banco do Brasil

Para concorrer às vagas, os candidatos pecisaram apresentar certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

A exigência foi válida para qualquer uma das especialidades do cargo de Escriturário escolhidas pelo candidato no ato da inscrição.

Veja quais foram os requisitos gerais exigidos no certame:

Atribuições dos cargos – concurso Banco do Brasil

Ainda segundo o edital de 2022, as atividades desempenhadas por um ocupante do cargo de Escriturário foram as seguintes:

Provas e etapas do último concurso Banco do Brasil

O concurso Banco do Brasil de 2022 avaliou os candidatos através das seguintes etapas:

Provas objetivas

As provas objetivas do concurso Banco do Brasil foram compostas por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de Conhecimentos Básicos e 45 questões de Conhecimentos Específicos, totalizando 100,00 pontos.

Vale lembrar que cada questão apresentou cinco alternativas (A, B, C, D e E) sendo apenas uma única resposta correta.

Veja quais foram as disciplinas cobradas:

A prova de Conhecimentos Básicos, totalizou 32,5 pontos:

Já a avaliação de Conhecimentos Específicos totalizou 67,5 pontos:

Foram eliminados do concurso Banco do Brasil aqueles que:

O que foi cobrado na prova do concurso Banco do Brasil?

Confira, a seguir, o conteúdo completo que foi cobrado nas provas para o concurso Banco do Brasil de 2022:

Conhecimentos básicos

Conhecimentos específicos – Agente de Tecnologia

Conhecimentos específicos – Agente Comercial

Vendas e Negociação: 1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços. 8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 – Ética e conduta profissional em vendas. 11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 – Utilização de canais remotos para vendas. 13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 15 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 17 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Resumo concurso Banco do Brasil

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