O novo concurso público para cargos administrativos da Polícia Federal (PF Administrativo) está previsto para acontecer em 2025 e muitos concurseiros têm dúvidas sobre qual é o caminho percorrido até a publicação do edital de abertura.
Afinal, a banca organizadora do certame já está definida? Quando será publicado o edital?
Antes de adentrar ao assunto, vale lembrar que o concurso PF Administrativo ofertará 192 vagas imediatas para quem possui os níveis médio ou superior de formação.
As vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos:
- Nível médio
- Agente administrativo: 100 vagas;
- Nível superior
- Assistente social: 13 vagas;
- Contador: 9 vagas;
- Enfermeiro: 3 vagas;
- Médico: 35 vagas;
- Psicólogo: 6 vagas;
- Farmacêutico: 2 vagas;
- Nutricionista: 1 vaga;
- Estatístico: 4 vagas;
- Administrador: 6 vagas;
- Técnico em comunicação social: 3 vagas;
- Técnico em assuntos educacionais: 10 vagas.
Se você está interessado no cargo de Agente Administrativo, de nível médio, clique aqui para saber tudo a respeito da carreira (provas, salários e mais)!
A banca do concurso PF Administrativo já está definida?
A realização do concurso PF Administrativo foi autorizada em 6 de dezembro de 2024. Na ocasião, a portaria assinada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, estabeleceu que o prazo máximo para a publicação do edital é 180 dias, ou seis meses. Dessa forma, a abertura do certame deve ocorrer até junho de 2025.
Quando um novo concurso público é autorizado, o próximo passo é a criação de uma comissão de planejamento. Os servidores que compõem a equipe ficam responsáveis por diversas atividades, como realizar o levantamento de cargos e vagas a serem ofertados (caso ainda não exista essa informação) e a contratação de uma banca organizadora.
A banca organizadora, por sua vez, elaborará o edital de abertura, com todas as regras do concurso público, conteúdos a serem cobrados nas provas, instruções para que o candidato realize as inscrições, data das provas, entre outras informações relevantes.
É importante destacar os prazos máximos estabelecidos em lei para a realização dos concursos públicos na esfera federal. Como dito anteriormente, após a autorização do certame, o edital deve ser publicado no prazo máximo de seis meses. Além disso, a aplicação das provas deve ocorrer em até dois meses (60 dias), contados a partir da publicação do edital.
Assim, se considerarmos que o edital do concurso PF Administrativo será publicado em seu prazo máximo, ou seja, em junho de 2025, as provas terão que ser realizadas até o mês de agosto.
No entanto, a criação da comissão de planejamento do concurso PF Administrativo ainda é aguardada. Isto é, a portaria que instituirá a equipe responsável pelo trâmites acima ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.
A expectativa é que a criação da comissão ocorra em breve e, logo após, uma banca organizadora seja contratada para, por fim, viabilizar a publicação do edital de abertura do certame. A previsão é que esses trâmites ocorram ainda no primeiro semestre de 2025.
Nesse contexto, vale mencionar que a Polícia Federal já solicitou ao Ministério da Justiça recursos orçamentários para a realização do certame. A concessão orçamentária é fundamental para, dentre outros fatores, realizar a contratação da banca organizadora.
O último concurso para cargos administrativos da Polícia Federal teve seu edital publicado no ano de 2013, sob organização da então banca Cespe (atual Cebraspe).
Resumo do concurso PF Administrativo
- Situação: autorizado
- Vagas: 192
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Salários: entre R$ 5.173,31 e R$ 8.547,40
- Último edital