De Fernandinho a Marcelo: veja lista de jogadores que começam 2025 sem clube

David Luiz, Felipe Melo, Vargas e Diego Costa são outros nomes livres no mercado da bola

O fim de 2024 e a chegada de 2025 resultaram no fim de contrato de vários jogadores que disputaram o último Campeonato Brasileiro. O volante Fernandinho, agora ex-Athletico, o zagueiro David Luiz, ex-Flamengo, e o lateral-esquerdo Marcelo, ex-Fluminense, puxam a fila dos que estão livres no mercado neste momento.

Outros nomes estão no grupo, como o zagueiro/volante Felipe Melo (ex-Fluminense) e os atacantes Vargas (ex-Atlético-MG) e Diego Costa (ex-Grêmio).

Confira quem está sem contrato atualmente e disponível para acertar com outro clube:

Fernandinho, volante

Aos 39 anos, o jogador terminou o contrato com o Athletico. Ele não foi procurado pela diretoria do Furacão para uma renovação e, nas redes sociais, se despediu do clube. Agora, está livre para assinar com qualquer equipe. O ex-Manchester City retornou ao time paranaense no meio de 2022 e, desde então, fez 117 jogos, marcou 13 gols e anotou 15 assistências.

Ele chegou a tratar anteriormente sobre uma possível permanência, algo revelado por Paulo Autuori durante o ano, mas a situação no clube mudou após o rebaixamento à Série B do Brasileiro. Desde então o jogador não recebeu um contato da diretoria para tratar sobre o assunto. Fernandinho está em férias e por isso, não se reapresentou com o elenco.

Marcelo, lateral-esquerdo

Marcelo, de 36 anos, teve sua rescisão com o Fluminense regularizada no dia 2 de dezembro, um mês após o anúncio do fim do vínculo em comum acordo. A demora se deu por burocracias jurídicas e pontos referentes ao contrato do lateral, como porcentagens sobre vendas de produtos do camisa 12.

Nacional, do Uruguai, apareceu como um possível interessado em Marcelo. Isso surgiu por conta de uma fala de Flavio Perchman, vice-presidente eleito no clube uruguaio, ainda durante a campanha.

Enquanto não define o futuro em campo, Marcelo recentemente participou do lançamento do novo programa de sócios do América-RN, clube do qual é investidor da SAF.

David Luiz, zagueiro

O contrato do zagueiro se encerrou em 31 de dezembro, e a nova diretoria do Flamengo decidiu não prorrogar o vínculo. A saída foi comunicada no dia 22 de dezembro, e o jogador criticou a forma como ficou sabendo que não continuaria no clube, segundo ele, pelas redes sociais. A versão dele foi rebatida pelo diretor de futebol do Fla, José Boto, em entrevista coletiva.

O último jogo de David Luiz, de 37 anos, foi no dia 8 de dezembro, no empate por 2 a 2 com o Vitória, no Maracanã. A partida também marcou a saída de Gabigol. O Vasco chegou a fazer uma consulta para a contratação, mas o jogador afirmou que dificilmente aceitaria por tudo que viveu no Flamengo.

Diego Costa, atacante

A saída de Diego Costa foi confirmada pelo Grêmio no dia 30 de dezembro, junto com outros cinco jogadores.

O atacante foi contratado pelo Tricolor durante o Gauchão de 2024, marcou seis gols, foi artilheiro e craque da competição na campanha do heptacampeonato. Porém, em junho teve uma lesão na coxa esquerda que comprometeu a sequência. Aos 36 anos, o ex-Atlético de Madrid terminou a temporada com 26 jogos, oito gols e cinco assistências.

O Nacional, do Uruguai, apareceu também como interessado na contratação de Diego Costa.

Felipe Melo, volante/zagueiro

Com contrato com o Fluminense até dia 31 de dezembro, Felipe Melo esteve no CT na última semana para conversar com dirigentes tricolores.

O zagueiro recebeu uma proposta para seguir no Flu, não como jogador, mas atuando em um cargo na base, ajudando no processo de transição dos jovens para o profissional. No momento, a proposta não foi aceita por Felipe Melo, que ainda não definiu os próximos passos da carreira.

Depois de três anos e quatro títulos, entre eles o da Libertadores, o Fluminense decidiu não renovar o contrato do zagueiro. Aos 41 anos, Felipe Melo tinha o desejo de permanecer no clube para a disputa do Mundial de Clubes, mas a ideia foi refutada pelo entendimento de que o jogador não teria tanto espaço nos gramados.

Neste momento, Felipe Melo também está envolvido na compra da SAF do Americano. A ideia é que o volante tome uma decisão sobre o futuro após a primeira semana de janeiro.

Vargas, atacante

O jogador chileno teve a saída do Atlético-MG oficializada no dia 17 de dezembro. Ele estava no Galo desde 2020 e tinha contrato até o fim de 2024.

No início da temporada passada, o atacante foi colocado em uma apresentação da gestão atleticana como um dos atletas que seriam dispensados. Vargas permaneceu na equipe e somou 38 jogos, com nove gols e três assistências.

Walter, goleiro

Com contrato encerrado no fim de 2024, o goleiro, de 37 anos, comunicou que deixaria o Cuiabá já na reta final do Campeonato Brasileiro, diante do rebaixamento do clube à Série B do Brasileiro.

O camisa 1, que também defendeu o Corinthians, chegou ao Dourado em 2021 e teve papel fundamental nas três campanhas anteriores de permanência na elite do futebol nacional. O desempenho em campo, o espírito de liderança e a identificação com a torcida rapidamente o transformaram em um grande ídolo.

Marçal, lateral-esquerdo

O contrato com o Botafogo chegou ao fim e não foi renovado. Marçal chegou ao clube no início da reformulação promovida pela SAF, em 2022. Virou titular absoluto e referência dentro do elenco.

Perdeu espaço entre os titulares já no meio de 2024, com as chegadas de Cuiabano e Alex Telles. Terminou a temporada jogando como zagueiro improvisado contra o São Paulo, no jogo do título nacional. Foram 90 partidas disputadas em três temporadas, com três gols marcados e nove assistências.

O jogador fica sem contrato e tem algumas ofertas na mesa pensando no futuro. Entre elas, está a do Fluminense.

Renê, lateral-esquerdo

O contrato do lateral-esquerdo Renê com o Inter expirou na terça-feira, véspera de Ano Novo. O jogador recebeu sondagens de outros clubes da Série A nos últimos dias, e a permanência, algo que parecia encaminhado ao fim da temporada, pode não ocorrer.

O atleta de 32 anos encerrou o Brasileirão com uma atuação que agradou ao substituir o titular Bernabei na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, pela 34ª rodada. As conversas sobre o futuro continuaram como prioridade junto à direção colorada. Com o calendário em transição para 2025, o cenário já é outro. Ainda não há acordo entre as partes com relação a uma possível renovação de contrato. Neste caso, o lateral também ouve propostas de adversários no cenário nacional.

Nikão, meia-atacante

O jogador, de 32 anos, estava emprestado pelo São Paulo ao Athletico até o fim de 2024. Como o contrato com o Tricolor paulista, também terminou, o meia está livre no mercado. O Furacão procurou o empresário do jogador, mas as partes não chegaram a um acordo.

Veja outros nomes livres no mercado:

  • Maurício Lemos, zagueiro (ex-Atlético-MG);
  • Mariano, lateral-direito (ex-Atlético-MG)
  • Victor Cuesta, zagueiro (ex-Bahia)
  • Rafael Cabral, goleiro (ex-Cruzeiro)
  • Alan Kardec, atacante (ex-Atlético-MG)
  • Muriel, goleiro (ex-Vitória)
  • Rodrigo Caio, zagueiro (ex-Grêmio)
  • Luiz Adriano, atacante (ex-Vitória)

 

Marcelo rescindiu contrato com o Fluminense  — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC/Arquivo

Marcelo rescindiu contrato com o Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC/Arquivo

PUBLICIDADE