DeepSeek e ChatGPT são chatbots de inteligência artificial (IA) rivais que oferecem recursos distintos que podem ser vantajosos para diferentes necessidades dos usuários. A IA chinesa oferece, por exemplo, o modelo de linguagem mais avançado, o DeepThink-R1 gratuitamente, o que não está disponível no ChatGPT, além de ter custos de operação mais baratos. Outro diferencial é o compartilhamento da linha de raciocínio usada para responder um prompt. O ChatGPT, por sua vez, possui diferenciais como interpretação de imagens e documentos e “memória” personalizada. Outras funções que só podem ser encontradas no chatbot da OpenAI são as conversas por voz com usuários e a criação de imagens. Abaixo, confira as principais diferenças entre o DeepSeek e o ChatGPT que você precisa conhecer.
![](https://contilnetnoticias.com.br/wp-content/uploads/2025/01/DeepSeek.avif)
DeepSeek: compare funcionalidades da IA chine a e o ChatGPT — Foto: Arte/TechTudo
Coisas que o DeepSeek pode fazer e o ChatGPT não:
Oferecer acesso grátis a modelo mais avançado de IA
O DeepSeek oferece o acesso gratuito ao modelo mais avançado de IA da ferramenta. O chatbot pode ser usado por usuários sem custos adicionais e ainda assim oferece recursos similares aos do ChatGPT. É possível usar, por exemplo, tanto o modelo de linguagem DeepSeek-V3, disponível de forma padrão, como o DeepThink-R1, que possui melhor funcionamento.
Por outro lado, usuários que desejarem ter acesso aos modelos de IA mais avançados do ChatGPT, como ChatGPT Plus e o ChatGPT Pro, terão que pagar, respectivamente, US$ 20 e US$ 200. O ChatGPT Pro disponibiliza ilimitadamente o ChatGPT-o1, que concorre diretamente com o DeepThink (R1). Além disso, o DeepSeek possui um custo operacional muito inferior ao do ChatGPT, o que é um diferencial importante entre as empresas clientes das ferramentas.
Mostrar o “raciocínio” da IA
Outra possibilidade que só pode ser encontrada no DeepSeek é a capacidade de mostrar como o software desenvolve seu raciocínio, mostrando como chegou às suas respostas. O raciocínio pode ser acompanhado na língua inglesa após enviar um prompt e é possível ver o tempo necessário para a gerar a resposta.
Esse recurso é possível devido ao modelo DeepThink-R1, mais poderoso, desenvolvido especificamente para questões mais complexas. Assim, sempre que uma pergunta demandar uma investigação mais profunda, a inteligência artificial processará as informações coletadas com uma velocidade menor, porém apresentando cada um dos detalhes importantes para respondê-la, algo similar ao raciocínio humano.
Coisas que o ChatGPT pode fazer e o DeepSeek não:
Criação de imagens
Um recurso bastante conhecido dos usuários do ChatGPT, o de criação de imagens, não está disponível no DeepSeek. Isso porque, como a própria ferramenta explica, ela só pode interagir no momento com textos. O único tipo de interação com imagens fornecido pelo DeepSeek é atualmente a leitura de textos em imagens. Também não é possível gerar vídeos. O ChatGPT vence esse quesito, permitindo não só a criação de imagens mediante prompts detalhados, mas também oferecendo respostas a perguntas sobre elas, entre outras opções.
![Usuários do ChatGPT podem se divertir com recurso de criação de imagens, que não está disponível no DeepSeek — Foto: Reprodução/Gisele Souza](https://s2-techtudo.glbimg.com/LQC2EEssqixyutxinuoc7nA6IRY=/0x0:1099x611/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/T/X/5WpfsJQaeRMhP6R0WvoQ/captura-de-tela-2025-01-28-162514.png)
Tudo indica, porém, que essa limitação seja só uma questão de tempo. A DeepSeek já sinalizou que está desenvolvendo um modelo de criação de imagens chamado Janus Pro. Conforme a empresa, a ferramenta supera supera os rivais DALL-E 3, bem como modelos como PixArt-alpha, Emu3-Gen e Stable AI ‘s Stable Diffusion XL em benchmarks importantes.
Interpretação de imagens e documentos
O ChatGPT consegue interpretar facilmente tanto imagens como documentos. Com o assistente da Open AI, é possível obter descrições detalhadas sobre a foto e o documento, inclusive PDF e Word, ou até mesmo interpretar planilhas compartilhadas. Em relação aos documentos em específico, a ferramenta entrega resumos descritivos e oferece comentários a passagens específicas para facilitar o entendimento de usuários.
Já o DeepSeek não oferece as mesmas funcionalidades. Apesar de transcrever imagens e resumir informações de documentos quando compartilhados em texto, a IA chinesa é limitada. Também nesse exemplo, o ChatGPT apresenta um poder maior de interpretação para esses tipos de arquivos.
![O DeepSeek não possui recurso de interpretação de imagens, mas o ChatGPT sim — Foto: Reprodução/Gisele Souza](https://s2-techtudo.glbimg.com/JkM_e1Hl7R580DKK-XK6GxfvcaU=/0x0:1134x608/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/s/g/RBCf7xS8C1w8K9Gxm5AQ/captura-de-tela-2025-01-28-162838.png)
Conversas por voz
O ChatGPT oferece a funcionalidade de conversas por voz, permitindo que o usuário fale diretamente por áudio e seja respondido também de forma audível, proporcionando uma experiência mais próxima de uma interação humana. Essa funcionalidade não está disponível no DeepSeek, que se concentra em pesquisas de dados e em interações via mensagens de texto, como vimos, sendo voltado principalmente para análise de conteúdo textualmente.
![Conversas por voz estão disponíveis no ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Souza](https://s2-techtudo.glbimg.com/uKpCDVn5zg_K1QkfAdZQtHUL1xY=/0x0:1347x604/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/k/m/WAbH4NTrexAtVBGAZu8Q/captura-de-tela-2025-01-28-163207.png)
Memória
Outra funcionalidade do ChatGPT é a memória, que permite ao chatbot reter informações compartilhadas durante as interações. Com a memória ativa, o ChatGPT consegue lembrar de detalhes como interesses, nomes e preferências, proporcionando uma experiência de diálogo mais personalizada. Essa memória é atualizada automaticamente, e o usuário tem a opção de revisar, alterar ou desativá-la a qualquer momento. Em contrapartida, o DeepSeek não conta com essa função de memória. Ele se concentra em fornecer respostas e realizar buscas com base nas informações fornecidas em cada interação.
Com informações de G1, Techradar, Wired e TechCrunch.