A Defesa Civil do Estado do Acre divulgou nesta quinta-feira (2), um boletim sobre a situação dos principais rios que cortam o estado. De acordo com o boletim, os níveis hídricos dos mananciais indicam processo de vazante.
Para o coordenador do órgão, coronel Carlos Batista, é importante a colaboração entre as autoridades municipais e estaduais para garantir que as medidas preventivas sejam implementadas com eficácia.
O gestor deu detalhes sobre a situação dos rios atualmente, destacando a vazante de cada município.
“Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá apresentou uma vazante de 12 centímetros nas últimas 24 horas; a cota atual lá é de 8 metros e 13 centímetros. Da mesma forma, em Tarauacá, o Rio Tarauacá baixou um centímetro de ontem para hoje e está na cota de 4 metros e 78 centímetros. Em Manoel Urbano, o Purus baixou 8 centímetros nas últimas 24 horas, e a cota atual é de 5 metros e 96 centímetros. Já em Sena Madureira, o Iaco baixou 12 centímetros no mesmo período, com uma cota bem alta no momento, de 8 metros e 6 centímetros. Aqui na bacia do Rio Acre, todas as cidades na extensão do Rio, desde Assis Brasil até Rio Branco, também registraram vazante. Em Rio Branco, a cota agora é de 6 metros e 69 centímetros, e continua apresentando sinal de vazante”, afirma.
Para o governo acreano, o movimento de descida no nível das águas é um reflexo positivo para as regiões que recentemente enfrentaram riscos de enchentes devido às chuvas intensas.
“Apesar da tendência de vazante, a Defesa Civil permanece em estado de monitoramento constante para evitar surpresas e garantir a segurança das comunidades”, garante a gestão.