Inscrições abertas para o prêmio “Guardiãs da Sociobiodiversidade” até 24 de janeiro

Serão selecionadas as melhores experiências de proteção do conhecimento tradicional associado, com base na trajetória das organizações

Estão abertas até o dia 24 de janeiro as inscrições para o Prêmio “Guardiãs da Sociobiodiversidade”. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de organizações de base representativas de detentores de conhecimentos tradicionais associados, guardiãs e guardiões da sociobiodiversidade.

Para maiores informações, basta acessar o site do órgão/Foto: Divulgação

Serão selecionadas as melhores experiências de proteção do conhecimento tradicional associado, com base na trajetória das organizações, no seu tempo de permanência de atividade na proteção da sociobiodiversidade e na sua importância para as populações indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

De acordo com o edital, serão premiadas 20 organizações: cinco organizações indígenas; cinco do segmento quilombola; cinco do segmento de agricultores tradicionais; cinco do segmento de povos e comunidades tradicionais.

Cada proposta vencedora receberá R$ 45 mil, totalizando R$ 900 mil em premiação. Os recursos pagos a título de prêmio deverão ser investidos na proposta de reconhecimento contemplada, conforme determina o edital.


A premiação será a primeira iniciativa do Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios (FNRB). Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o fundo foi criado pela Lei 13.123/2015 e regulamentado pelo Decreto n° 8.772/2016 com o objetivo de promover a valorização do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associados e o seu uso de forma sustentável.

Para acessar o edital, clique no ícone Editais do perfil do Instagram da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Fuanai)

Saiba mais detalhes no site da Funai: gov.br/funai

PUBLICIDADE