Janeiro Branco conscientiza sobre saúde mental: veja como cuidar deste aspecto em 2025

Campanha destaca a importância do equilíbrio emocional para uma vida plena e convida à reflexão sobre propósito, bem-estar e relações

A saúde mental é uma preocupação crescente no mundo todo. Após a pandemia do coronavírus, o tema se tornou mais comum diante dos desafios enfrentados pela população pelo isolamento social.

Segundo o relatório do Global Mind Project, que avalia o bem-estar global, os índices de saúde mental permanecem estagnados desde o período pandêmico.

De acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa uma das piores posições ao lado da África do Sul e do Reino Unido, 34% das pessoas que participaram do estudo afirmaram se sentir angustiadas, sendo os jovens com menos de 35 anos os mais afetados.

Cuidar da saúde mental costuma ser uma meta natural do início do ano, mas algumas ações práticas são necessárias para alcançar a meta – Reprodução/Freepik

Diante desse cenário, campanhas como o Janeiro Branco ganham destaque, incentivando a reflexão sobre a saúde emocional.

Para a psicóloga Aparecida Tavares, a iniciativa é um convite à reconexão interna. “Entender como nós funcionamos, compreender nossas emoções e, através disso, enxergar as possibilidades que temos é um passo essencial para o bem-estar integral”.

Segundo ela, cuidar da mente impacta positivamente outras áreas, como a saúde física e o propósito de vida.

PUBLICIDADE