Javaporco: homem é autuado por manter animal híbrido em chácara

Morador de Lucélia, no interior de São Paulo, mantinha javaporco em sua propriedade sem autorização do órgão competente

Por Metrópoles 31/01/2025 às 10:24

Um homem de 50 anos foi autuado pela Polícia Militar Ambiental por manter em sua chácara, no município de Lucélia, região de Adamantina, interior de São Paulo, um exemplar de javaporco — animal híbrido originário do cruzamento entre o porco doméstico e o javali selvagem.

O flagrante aconteceu na terça-feira (28/1) após uma denúncia. O dono da chácara recebeu os policiais e permitiu sua entrada no local, onde foi encontrado o javaporco.

Javaporco: homem é autuado por manter animal híbrido em chácara

Divulgação/Polícia Militar Ambiental

O morador foi multado em R$ 2,2 mil por “introduzir animal híbrido no território estadual, ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável”.

Além disso, segundo a Polícia Ambiental, o homem também não possuía licença da autoridade competente para ter o animal em sua propriedade.

O javaporco ficou com o morador, a título de depositário fiel, até que possa ser encaminhado para o abate sanitário.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.