A primeira experiência de João Fonseca em uma chave principal de Grand Slam mostrou o motivo de tamanha atenção com ele. Jogando contra Andrey Rublev, número 9 do mundo, o brasileiro dominou o jogo, venceu por 3 sets a 0 — 7/6(1), 6/3 e 7/6 —, e garantiu vaga na segunda rodada do Australian Open.
Fonseca enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, que venceu Stan Wawrinka, nesta terça mais cedo, por 3 sets a 1 (6/4, 5/7, 7/5 e 7/5).
O primeiro set foi bastante equilibrado. Nem parecia que era a estreia de João em um torneio deste porte. No oitavo game, o russo teve a chance de quebrar o brasileiro, mas João se recuperou e confirmou o serviço.
A primeira parcial foi para o tiebreak e o garoto de 18 anos mostrou muita maturidade. Sem sofrer, fez 7 a 1 e assegurou o primeiro set.
João quebrou o serviço logo no segundo game e, na sequência, confirmou o seu, abrindo 3 a 0 na parcial. Rublev até conseguiu confirmar seus saques, mas o brasileiro também. O carioca de 18 anos fez 6 a 3, fazendo 2 sets a 0.
O russo só conseguiu quebrar o serviço de João no terceiro set. No quarto game, Rublev abriu 3 a 1. O brasileiro devolveu a quebra no game seguinte, mantendo-se vivo na parcial. Os dois confirmaram seus saques e o set foi para o tiebreak.
No desempate, João levou a melhor novamente e confirmou a sua primeira vitória na história de uma chave principal de Grand Slam. Histórico.