Como anunciado na semana passada, uma equipe do Ministério da Saúde já chegou ao Acre nesta quarta-feira (15) para acompanhar a situação de emergência em decorrência da explosão de casos de arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika.
A equipe técnica do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses tem como objetivo apoiar a gestão local nas ações de controle dessas doenças.
O Acre decretou estado de emergência em saúde pública no último dia 8 de janeiro. Entre as semanas epidemiológicas 49 de 2024 e 01 de 2025, são estimados 810 casos de dengue no estado, segundo dados do Infodengue.
Ativado pela ministra da Saúde Nísia Trindade, o COE coordena as ações de resposta às emergências em saúde pública. Isso inclui mobilização de recursos e articulação da informação entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe técnica já se reuniu com gestores de saúde dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, da capital Rio Branco e representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).