ContilNet Notícias

MPAC recomenda instalação de radares para reduzir acidentes de trânsito em Rio Branco

Por Suene Almeida, ContilNet

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, emitiu uma recomendação à Prefeitura de Rio Branco e à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) que adotem medidas que possam reduzir o número de acidentes de trânsito na capital acreana.

A prefeitura estudará a implantação de radares/ Foto: Reprodução

Dados levantados pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC apontam que as mortes em acidentes de trânsito foram de 39 no ano de 2022 para 46 em 2024. Já no primeiro semestre de 2024 esse número subiu para 47, o que representa uma elevação 74,1% com relação ao mesmo período, em 2023.

No primeiro semestre de 2024 foram registrados 9.957 autos de infração, e 720 acidentes de trânsito em Rio Branco. De acordo com o MPAC, dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, mostram que cada vítima fatal gera um custo de cerca de R$ 728 mil ao poder público.

A recomendação ressalta que Rio Branco é a única capital do país sem fiscalização eletrônica e aponta a importância da ferramenta para reduzir sinistros. Entre as medidas indicadas estão a criação de um plano para revitalizar e implantar sinalização vertical e horizontal, em especial nas ruas asfaltadas pelo programa Asfalta Rio Branco.

A RBTrans informou ao MPACC que já está realizando ações para revitalizar a sinalização viária e que deu início à contratação de uma empresa para realizar estudos técnicos sobre instalação de radares.

Sair da versão mobile