O Nintendo Switch 2 foi “revelado” durante a CES 2025, ocorrida entre os dias 7 a 10 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Entretanto, isso não aconteceu pela Nintendo – na ocasião, a fabricante de acessórios Genki chamou atenção por exibir uma suposta réplica do próximo console da Nintendo, apelidado de “Nintendo Switch 2” sem a autorização da marca japonesa.
Por isso, segundo o jornalista francês Julien Tellouck, apresentador dos programas Game One e Fun Radio, advogados da empresa japonesa teriam entrado em contato com a Genki, provavelmente com a intenção de processar e empresa pelo vazamento. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o caso.
O modelo exibido pela Genki na CES não estava à mostra para o público; era preciso entrar em uma parte mais escondida do estande, onde jornalistas puderam ver o modelo 3D que a empresa afirma ser uma réplica do próximo console da Nintendo. De acordo com Julien Tellouck, um representante da fabricante de acessórios afirmou que a companhia não tinha motivos para temer ações legais da Nintendo, pois não havia assinado qualquer contrato de confidencialidade ou NDA (não divulgação) com a empresa. No entanto, é possível haver outras repercussões legais pelo uso da réplica sem autorização da multinacional japonesa. A Genki também exibiu o modelo em um pequeno vídeo em seu site oficial.
Um representante da Genki havia afirmado que já viu uma unidade finalizada do “Nintendo Switch 2” e chegou a partilhar informações sobre ele, dizendo que deverá haver poucas diferenças em relação à réplica. O modelo da empresa em questão mostra um console um pouco maior que o Nintendo Switch original, com uma tela de mais de 8 polegadas e a empresa afirma que os controles Joy-Con serão conectados ao videogame magneticamente.
Recentemente, no entanto, a Genki teria voltado atrás e dito que não viu o videogame finalizado, o que pode ser uma forma de se proteger de processos. Segundo a fabricante de acessórios, supostamente há unidades do “Nintendo Switch 2” sendo comercializadas no mercado paralelo. Rumores recentes mencionaram que o console estaria sendo vendido irregularmente na China, país onde é fabricado, porém, sem evidências por enquanto. A Nintendo se pronunciou para a imprensa japonesa, alegando que o console exibido não era uma versão oficial do Switch 2, mas sem fazer comentários sobre o design ou features apresentados.
Com informações de Video Games Chronicle, Eurogamer, Comic Book