Nordestinos x eixo Rio-SP: relembre jogos históricos válidos pelo Brasileirão

O Nordeste será representado com excelência na Série A 2025

O Brasileirão 2025 é logo ali. Será uma edição histórica, pois cinco nordestinos vão estar presentes: Fortaleza, Vitória, Sport, Bahia e Ceará. Alguns miram a parte de cima, outros são mais “pés” no chão e querem garantir a permanência na elite.

Foto: Davi Rocha

Leia o artigo e relembro duelos históricos entre Nordeste e eixo Rio-SP:

Vitória x Vasco

Nas quartas de final do Brasileirão 1999, Vitória e Vasco fizeram uma partida alucinante no Barradão. O Leão saiu vencedor, superando uma equipe recém campeã da Libertadores da América.

O Vitória de Fernando, Artur e Fábio Costa foi persistente para buscar o resultado positivo. O Vasco chegou a abrir 2 a 0 no jogo, mas o Rubro-Negro virou para 3 a 2. O cruzmaltino impôs outra reviravolta e, em um piscar de olhos, aplicou uma virada espetacular.

Como a torcida do Vitória gosta de dizer: “Quem manda no Barradão sou eu”. O time comandado por Toninho Cerezo fez mais dois gols e o placar final foi 5 a 4 para os donos da casa.

Fernando fez três gols. Artur e Tuta também balançaram a rede. Enquanto o Vasco chegou a quatro gols na partida através de Viola (2) e Donizete (2).

O Vitória chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro de forma épica. Porém, foi eliminado pelo Atlético Mineiro.

Fortaleza x Corinthians

No Brasileirão 2024, o Fortaleza ocupou o G-4 o campeonato inteiro. Disputando na parte de cima, o Leão do Pici chegou a assumir a liderança. Sem dúvidas, um momento épico na história do clube nordestino.

A vitória que colocou o Leão na ponta do Brasileirão foi na 24ª rodada, contra o Corinthians, que saiu do jogo desolado com o risco de rebaixamento.

O time comandado por Juan Pablo Vojvoda venceu por 1 a 0, o suficiente para deixar a torcida do Fortaleza alucinada. O herói do jogo foi Yago Pikachu, que fez o gol aos 33 minutos do segundo tempo.

Mais de 51 mil pessoas compareceram ao Castelão e assistiram a um triunfo histórico do clube cearense.

Sport x Palmeiras

O dia que o Leão da Ilha estragou a festa do Palmeiras. No dia 19 de novembro de 2014, aconteceu a primeira partida da história do Allianz Parque. O estádio recebeu 36 mil pagantes, que saíram decepcionados com a derrota sofrida.

Era a 35ª rodada do Brasileirão. Os dois times tinham o mesmo objetivo: fugir do rebaixamento. O Palmeiras, com o apoio de sua torcida, era apontado como favorito. No entanto, os 90 minutos mostraram outra coisa. O Sport foi mais incisivo no ataque e foi feliz nas finalizações.

O time comandado por Eduardo Baptista bateu o de Dorival Júnior por 2 a 0. Os gols foram de Ananias e Patric, todos já na segunda metade do segundo tempo.

O resultado aplicado pelo Sport entrou para a história. A equipe pernambucana cravou sua permanência no Campeonato Brasileiro ao alcançar 47 pontos.

PUBLICIDADE