Diante das informações de que, na manhã de sábado (11), um homem tentou agarrar uma mulher e levá-la para um matagal para, possivelmente, estuprá-la, enquanto ela caminhava sozinha por uma das trilhas do Horto Florestal, em Rio Branco, a Prefeitura Municipal emitiu, na manhã deste domingo (12), uma nota sobre o assunto. O agressor já foi identificado e preso pela Polícia Militar.
A Prefeitura declarou que, “desde o início da gestão do prefeito Tião Bocalom, a Prefeitura não tem medido esforços para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos que utilizam os espaços públicos da cidade”. E acrescentou: “Com relação ao lamentável crime ocorrido no dia 11 de janeiro no Horto Florestal, informamos que, desde o momento em que tomamos conhecimento do fato, todas as medidas cabíveis foram adotadas, em estreita colaboração com as autoridades competentes. Reiteramos ainda que a Prefeitura de Rio Branco se coloca à disposição para prestar toda a assistência necessária à vítima.”
De acordo com a nota, entre as ações realizadas para combater crimes nos parques da cidade, incluindo o Horto Florestal, destaca-se a instalação de câmeras de segurança nos parques públicos, monitoradas pela Polícia Militar do Estado do Acre, o reforço do policiamento militar nesses locais, a ampliação da iluminação e as melhorias estruturais implementadas nos espaços de convivência.
Aliás, foram esses mecanismos de segurança que permitiram a identificação do acusado pelas agressões à mulher. O suspeito, de 35 anos, foi preso na tarde de sábado no bairro Tancredo Neves. Ele teria sido reconhecido pelas imagens das câmeras instaladas no local.
Segundo a Prefeitura de Rio Branco, “essas iniciativas refletem o compromisso da gestão com a prevenção de práticas delitivas e com a promoção de ambientes seguros e acolhedores para a população. Reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para proporcionar segurança, qualidade de vida e tranquilidade a todos os moradores e visitantes de nossa cidade”, acrescentou a nota.