Saiba quem é o pastor que estuprou crianças em igreja no Sol Nascente

Francisco Rodrigues Lemos foi preso dentro da Igreja EspĂ­rito Santo, no Sol Nascente, na Ășltima quarta-feira (22/1). O Correio apurou com exclusividade que ao menos sete crianças com idades entre 11 e 13 anos foram vĂ­timas do religioso

Por Correio Braziliense 24/01/2025

Na Ășltima quinta-feira (23/1), o Correio noticiou em primeira mĂŁo que o pastor evangĂ©lico Francisco Rodrigues Lemos, 44 anos, foi preso pela PCDF dentro da Igreja EspĂ­rito Santo, no Sol Nascente apĂłs denĂșncias de que teria abusado de menores que frequentavam o local. A polĂ­cia suspeita que o pastor tenha feito outras vĂ­timas alĂ©m das que jĂĄ o denunciaram.

pastor

O Correio apurou com exclusividade que ao menos sete crianças com idades entre 11 e 13 anos foram vítimas do religioso por cerca de um a dois anos/Foto: Redes sociais

O Correio apurou com exclusividade que ao menos sete crianças com idades entre 11 e 13 anos foram vítimas do religioso por cerca de um a dois anos. O pastor se aproveitava de locais reservados nos templos e do oferecimento de caronas para a casa para cometer os crimes.

“Testar parte carnal”

Para cometer os abusos, Francisco dizia às vítimas que o ato seria necessário para “testar a parte carnal” e ajudá-las a “vencer os desejos da carne”. Chantagens emocionais faziam parte do jogo orquestrado pelo abusador para constranger as crianças.

Segundo as investigaçÔes, ele tentava fazer com que as vĂ­timas acreditassem que eram elas que estavam o abusando. “VocĂȘ estĂĄ querendo acabar com o meu casamento, me seduzindo. VocĂȘ nĂŁo vai conseguir acabar com o meu casamento”, dizia o pastor.

No rol de ameaças, convencia as meninas a apagar todas as mensagens de WhatsApp. Para a polícia, Francisco é considerado um predador sexual sequencial de crianças e adolescentes. Ele é suspeito de ter cometido crimes semelhantes em 2013, 2015 e 2017.

O religioso tambĂ©m pastoreava uma filial da Igreja Universal do Reino de Deus, no Bairro Morro Azul, em SĂŁo SebastiĂŁo. Por nota oficial, a Igreja Universal se manifestou e esclareceu que o desligamento se deu pelo fato do suspeito ter violado o regimento interno da instituição e os padrĂ”es bĂ­blicos observados, ao praticar desvio de conduta, “o que a igreja considera gravĂ­ssimo, fere os bons costumes e Ă© completamente incompatĂ­vel com a atividade pastoral”.

“Reforçamos ainda que, se em algum momento, no perĂ­odo em que esteve conosco como um oficial, tivessem emergido acusaçÔes de crimes, como esses trazidos na publicação em questĂŁo, a Universal teria, prontamente, denunciado os mesmos Ă s autoridades competentes, pois ela jamais se silenciaria diante de tal situação”, reforçou a Universal.

A reportagem tenta contato com a defesa do religioso. O espaço segue aberto para manifestaçÔes.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.