Os fogos de artifício que atingiram Bianca Miranda, de 27 anos, na virada do ano em Navegantes, Santa Catarina, causaram ferimentos de segundo grau na mão, e de quase terceiro grau no peito, onde ela perdeu parte da pele, segundo o marido, Vitor Frasca.
“Minha mão acabou queimando porque eu fui tentar apagar o fogo. Entrei em desespero. O vestido colou no corpo, tive que ir para baixo do chuveiro, para tentar amenizar”, conta Bianca ao g1, enquanto se recupera dos ferimentos.
Bianca e o marido, Victor Frasca, são de Porto Alegre e foram passar o Ano Novo na cidade catarinense. Alugaram um apartamento e colocaram o celular em um tripé para registrar a virada. Foi assim que gravaram o momento em que o fogo atinge a mulher. (VEJA ACIMA)
Após o incidente, o casal procurou atendimento médico no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.
“Demoramos cerca de meia hora para encontrar o hospital, mas fomos muito bem atendidos. Recebi medicação para dor, anti-inflamatórios e antibióticos, além de orientações sobre os cuidados necessários”, relata.
Fogos atingiram o quinto andar do prédio
Bianca detalha que a janela onde eles estavam fica na lateral do apartamento:
“A gente até pensou em descer para ver os fogos ali embaixo, só que tinha muita gente na praça e a gente preferiu ficar no nosso canto”, descreve.
O casal relata que, da janela do apartamento, via “muita fumaça” nas ruas. “No vídeo, dá para ver que começam a vir os fogos baixos. Os clarões eram perto. Olhamos para baixo em um momento e vimos que estourou baixo. Logo vieram outros flashs, esses em diagonal. Foi esse que atingiu ela”, diz Vitor.
Eles afirmam ter tido suporte do condomínio onde se hospedaram, que vai enviar um comunicado à prefeitura sobre o caso. Victor também disse ao g1 que pretende registrar um boletim de ocorrência.
A viagem duraria até a próxima segunda-feira (6), mas devido ao incidente, o casal planeja retornar ao Rio Grande do Sul ainda nesta semana.
Fogos entraram pela janela
Os fogos faziam parte da programação de fim de ano da prefeitura. O evento pirotécnico ocorreu na beira do mar e, segundo a prefeitura, a montagem foi feita “por brigadistas como determina a legislação”. Em nota divulgada à imprensa, o município lamentou o acidente e afirmou que “vai notificar a empresa responsável para que preste todos os esclarecimentos” (leia na íntegra abaixo).
Um vídeo gravado pelo casal mostra os dois escorados à janela da sala, enquanto acompanham uma queima de fogos na região. De repente, um artefato explode na jovem. Após o estouro, a mulher corre balançando a roupa, aos gritos (assista acima).
Procurados, os bombeiros disseram que apuram o que ocorreu, mas anteciparam que todos os documentos estavam regulares e que a montagem dos fogos ocorreu dentro da distância de segurança. A reportagem também procurou a Polícia Civil, mas não teve retorno até a última atualização deste texto.
O que diz a prefeitura
“A Prefeitura de Navegantes informa que já está apurando o caso e vai notificar a empresa responsável pela queima de fogos para que preste todos os esclarecimentos. De antemão, a Prefeitura informa que a empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação. A Prefeitura lamenta o incidente e reforça seu compromisso de transparência na apuração do caso e vai prestar toda assistência ao casal.”