Ícone do site ContilNet Notícias

Bolsonaro será preso? Quando será a prisão? Entenda próximos passos a partir de agora

Por Metrópoles

A denúncia apresentada na noite desta terça-feira (18/2) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas por uma suposta trama golpista em 2022 traz à tona a discussão sobre uma eventual prisão dos envolvidos.

Bolsonaro será preso? Quando será a prisão? Entenda próximos passos/Foto: @vinicius.foto

Afinal, Bolsonaro será preso? Quando deve ser essa prisão? Apesar dessas perguntas e o assunto “vai ser preso” chegar ao terceiro mais comentado na rede social X, a denúncia contra o ex-presidente é o primeiro passo de um longo caminho judicial. Na prática, isso significa que uma eventual prisão do ex-presidente, caso se concretize, deve demorar.


Entenda próximos passos


Além do fator prisão, o ex-presidente pode ser alvo de outras sanções da Justiça no período em que se tornar réu. Durante as investigações em que é alvo, Bolsonaro inclusive já foi afetado com medidas cautelares. Ele está, por exemplo, com seu passaporte retido, e não conseguiu ir à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No cenário de uma condenação, o ex-presidente, além de poder ser alvo de uma pena na prisão, pode ter seu tempo de inelegibilidade ampliado. Além disso, depois de todos os recursos julgados, um condenado perde seus direitos políticos, ou seja, além de não poder ser candidato, também não terá direito a votar.

Sair da versão mobile