Ícone do site ContilNet Notícias

CNMP conhece, em Brasília, propostas do Acre no combate à violência de gênero e feminicídios 

Por Tião Maia, ContilNet

Os membros da Ouvidoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, conheceram propostas apresentadas pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) no combate à violência doméstica e feminicídios. São projetos como o Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero) e Feminicidômetro, duas iniciativas expostas pela coordenadora-geral do CAV e do OBSGênero, procuradora de Justiça Patrícia Rêgo, e pela coordenadora administrativa Otília Amorim.

A visita teve como objetivo discutir a replicação dessas iniciativas no âmbito do Ministério Público brasileiro/ Foto: Reprodução

As representantes do MP-AC foram recebidas pela ouvidora nacional e conselheira do CNMP, Ivana Lúcia Cei, com a participação do membro auxiliar da Ouvidoria Nacional do CNMP, procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque, e do membro auxiliar do gabinete da conselheira, promotor de Justiça Vinícius Menandro.

A visita teve como objetivo discutir a replicação dessas iniciativas no âmbito do Ministério Público brasileiro, conforme interesse da Ouvidoria Nacional. A ampliação do alcance dos projetos busca consolidar uma atuação mais eficaz e humanizada no enfrentamento à violência de gênero em todo o território nacional.

O OBSGênero tem a finalidade de compreender o fenômeno da violência contra a mulher no Acre/ Foto: Reprodução

O OBSGênero tem a finalidade de compreender o fenômeno da violência contra a mulher no Acre e suprir lacunas de dados sobre o tema, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas. Já o Feminicidômetro é uma ferramenta que disponibiliza informações acessíveis sobre casos de feminicídio no Estado, promovendo transparência e controle social.

Os projetos receberam reconhecimento em âmbito nacional. O OBSGênero conquistou o primeiro lugar na categoria “Atores do Sistema de Justiça” no Prêmio Juíza Viviane do Amaral, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2022, e alcançou a terceira colocação na categoria “Investigação e Inteligência” na 10ª edição do Prêmio CNMP. Já o Feminicidômetro foi premiado em 2024 na mesma categoria do Prêmio Juíza Viviane do Amaral.

Sair da versão mobile