Antes anunciada para 2025, a edição inaugural dos Jogos Olímpicos de Esports será realizada em 2027, segundo anunciou o Comitê Olímpico Internacional (COI), ao oficializar uma parceria com a Esports World Cup Foundation (EWCF), entidade controlada pela Arábia Saudita responsável pela autoproclamada Copa do Mundo de Esports.
O anúncio da nova data das Olimpíadas de Esports ocorreu depois de uma reunião entre o presidente do COI, Thomas Bach, e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, em Riade, no último domingo. A capital saudita será sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports.
Thomas Bach (esq.), presidente do COI, e Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita — Foto: Divulgação/COI
No ano passado, em sessão durante os Jogos Olímpicos de Paris, o COI aprovou a criação das Olimpíadas de Esports, em parceria com a Arábia Saudita, país que tem investido pesado nos esportes eletrônicos, como parte do plano de diversificar a economia, exportar sua cultura e tentar melhorar a imagem internacional.
A EWCF, entidade sem fins lucrativos criada pelos sauditas para investir em games e esports, é a responsável pela Esports World Cup (EWC), criada em 2024 com premiação milionária, com edições anuais realizadas em Riade. A EWCF ainda tem um programa de apoio financeiro a clubes de esports.
Com o anúncio sobre os Jogos Olímpicos de Esports, a ditadura saudita aumenta a sua influência no mercado de esports, que vem sofrendo, nos últimos dois anos, com uma impactante crise financeira.
Um comitê conjunto entre COI e o Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita será formado, com três representantes de cada lado, para a organização das Olimpíadas de Esports.
Conforme o anúncio do COI, o circuito de classificação para o evento terá início já em 2025. Mas a entidade ainda não informou quais modalidades de esports farão parte da primeira edição.
O COI já se manifestou anteriormente que games de tiro, como o famoso Counter-Strike, nunca entrariam para o programa olímpico.
Depois de repetidamente negar a inclusão dos games competitivos no programa olímpico, o COI passou a realizar eventos de esports, mas com jogos que simulam esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física e não são representativos em termos de relevância, audiência e competitividade nos esports. Isso deve mudar com a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, com a provável inclusão de games tradicionais deste mercado.
O movimento do COI ocorre em um momento de pesada e milionária investida da Arábia Saudita nos esports. Assim como faz em outros esportes, o regime ditatorial saudita, liderado por bin Salman, tem investido nos games.
