O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, esteve presente na reinauguração da Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), nesta segunda-feira (10). O espaço, localizado na ocupação Marielle Franco, no bairro Defesa Civil, em Rio Branco, fornece cerca de 200 marmitas diárias para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“A segurança alimentar e nutricional é um direito humano que deve ser assegurado a todas as pessoas”, disse promotor de justiça/Foto: Reprodução
O promotor de Justiça Thalles Ferreira destacou a relevância da iniciativa e o papel do MPAC na garantia dos direitos fundamentais. “A segurança alimentar e nutricional é um direito humano que deve ser assegurado a todas as pessoas, e o Ministério Público atua para que esse direito seja efetivamente garantido, apoiando iniciativas como hortas comunitárias e cozinhas solidárias, que levam alimentação digna a quem mais precisa”, afirmou.
A reabertura da Cozinha Solidária contou com a presença de representantes do poder público, entre eles a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilcy Vilaça, além de membros do MTST e voluntários. O projeto é mantido por meio de parcerias entre o Governo Federal, o Governo do Estado, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS), entre outros apoiadores.
