A operação AgroFuel, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (11), em Rodrigues Alves, teve o intuito de desarticular um esquema de fraude no fornecimento de combustíveis e lavagem de dinheiro no município.
SAIBA MAIS: PF deflagra operação contra desvio de recursos e lavagem de dinheiro em prefeitura no Acre
De acordo com o site Ecos da Notícia, entre os investigados está o empresário Márcio Queiroz, dono de um posto de combustível na cidade e casado com a irmã do ex-prefeito Jailson Amorim. Ele seria um dos principais fornecedores do município.

Márcio Queiroz, dono de um posto de combustível em Rodrigues Alves/Foto: Reprodução
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados judiciais de sequestro de bens, resultando na apreensão de um veículo, mais de 1.700 cabeças de gado e cerca de R$ 580 mil em ativos financeiros.
Foram executados, ainda, seis mandados de busca e apreensão, permitindo a coleta de materiais que serão analisados pelos investigadores para apurar o caso e identificar possíveis novos envolvidos no esquema criminoso.
A investigação revelou que uma empresa contratada pelo município entre 2018 e 2022 emitiu notas fiscais indicando volumes de combustíveis muito superiores aos realmente fornecidos. Estima-se que, ao longo desses cinco anos, o superfaturamento tenha ultrapassado 715 mil litros de combustível, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Caso sejam condenados, as penas somadas podem chegar a 17 anos de reclusão.
