A saga God of War é conhecida por mergulhar profundamente nas mitologias grega e nórdica e apresentar aos jogadores não apenas suas divindades, mas também criaturas mitológicas assustadoras como Minotauros, Ciclopes, a Medusa, Garm e Níðhögg. Além de ensinar mais sobre mitologia, os jogos permitem enfrentar essas criaturas que proporcionam desafios difíceis de superar e que exigem estratégia certa e paciência, dependendo do nível de complexidade que alguns inimigos apresentam.
Pensando nisso, TechTudo preparou uma lista com 15 criaturas poderosas e bizarras presentes nos games da franquia. Vale lembrar que os títulos podem ser jogados no PlayStation 2 (PS2), PlayStation 3 (PS3), PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5) e PSP. Além disso, os games mais recentes sobre a mitologia nórdica, podem ser encontrados no PC (Steam e Epic Games Store).

Conheça 15 criaturas mitológicas presentes na saga God of War — Foto: Reprodução/PlayStation
God of War: conheça 15 criaturas mitológicas mais bizarras presentes na saga
- Basilisco
- Cérbero
- Quimera
- Minotauro
- Medusa
- Ciclopes
- Hidra
- Pégaso
- Serpente do Mundo
- Fenrir
- Garm
- Níðhögg
- Trolls
- Valquírias
- Sköll e Hati
1. Basilisco
Na mitologia, o Basilisco é descrito como uma criatura temível, capaz de matar com o olhar ou seu hálito venenoso. No universo de God of War, ele é apresentado como um réptil gigantesco que cospe fogo. O Basilisco, que aparece em God of War: Chains of Olympus, surge durante a invasão persa em Ática e Kratos foi enviado até lá pelos deuses para eliminar a ameaça.
A criatura devora o ciclope que luta contra Kratos e dá início a um confronto intenso entre eles, onde o espartano derrota a fera, que foge, e é perseguida por ele. A batalha final com o Basilisco ocorre quando Kratos o alcança e executa o monstro de forma brutal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/j/t/hxOhMsSgWcdm3QOb8fzA/e861c889-ad33-42c0-99a4-33087bb.png)
2. Cérbero
Cérbero, o famoso cão de três cabeças que guarda o submundo na mitologia grega, é uma presença recorrente em God of War. O monstro é descrito nos mitos como uma criatura implacável, cuja missão é impedir a fuga das almas do submundo. Na franquia, Kratos enfrenta diversas variações dos Cérberos, incluindo versões maiores e mais desafiadoras.
Em God of War 3, por exemplo, os jogadores enfrentam combates desafiadores contra a fera. Os Cérberos também aparecem como inimigos em outras edições da saga, como God of War 1, God of War 2 e God Of War: Ascension.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/T/Q/IJPjMGTrGay7tlm8t4Gw/bbbd678e-247d-4961-8956-3157e71.png)
3. Quimera
Na mitologia, a Quimera é uma fera híbrida com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente, conhecida por cuspir fogo. A aparência da criatura em God of War 3 mantém a essência mitológica, mas adiciona detalhes ainda mais assustadores: a cabeça de leão aparece quando ela fica em pé sob duas patas, enquanto a cauda em forma de serpente e a cabeça de cabra aumentam a complexidade da batalha contra o monstro, que também luta ficando em quatro patas.
Kratos derrota a Quimera em uma luta desafiadora. O combate contra ela é um momento memorável do terceiro jogo da série, que combina ação rápida com elementos de estratégia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Z/w/7rJxjhQsOhi8WeICMMUw/chimera.png)
4. Minotauro
O Minotauro, figura clássica da mitologia grega, aparece como um dos inimigos mais icônicos da série God of War. Nos mitos, ele é um monstro meio homem, meio touro, confinado no Labirinto de Creta e morto por Teseu. No jogo, o Minotauro é uma criatura de grande estatura e força descomunal, que usa machados enormes como armas. As batalhas contra os Minotauros ao longo dos jogos exigem reflexos rápidos e estratégias para explorar os pontos fracos da criatura.
Kratos pode executar os Minotauros de forma brutal, enfiando suas lâminas em suas bocas abertas. Eles estão presentes em: God of War 1, God of War 2, God of War 3, God of War: Chains of Olympus e Ghost of Sparta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/w/H/Qah3rJSfuGcdOXzVpPHQ/minotaur-29.png)
5. Medusa
Medusa é uma das figuras mitológicas mais conhecidas, sendo a Górgona com serpentes no lugar de cabelos e o poder de transformar quem a olha em pedra. Na franquia God of War, Medusa aparece como uma poderosa inimiga, que luta ao lado dos exércitos de Ares. Em sua primeira aparição, durante o cerco a Atenas, Kratos é encarregado por Afrodite de matá-la.
A luta é intensa e termina com o Fantasma de Esparta arrancando a cabeça de Medusa com as próprias mãos, obtendo assim o poder do Olhar de Medusa, que petrifica inimigos. A Medusa esteve presente no God Of War 1.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/E/q/hlTy0bRfOul0vHHB1dyg/mmmde.png)
6. Ciclopes
Os Ciclopes são gigantes de um olho só que aparecem frequentemente na mitologia e na série God of War. Na Grécia Antiga, eles eram descritos como filhos de Gaia e Urano, exímios artesãos que forjaram armas para os deuses, como o raio de Zeus. No jogo, os Ciclopes são retratados como inimigos brutais, que aparecem em diversos títulos da franquia, como God of War 2, God of War 3, God of War: Chains of Olympus, God of War: Ghost of Sparta e God of War: Ascension.
Suas batalhas incluem movimentos de finalização impressionantes e violentos, onde Kratos geralmente arranca ou esfaqueia o olho do monstro. Esses gigantes são inimigos recorrentes e desafiadores, conhecidos por sua força esmagadora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/X/Z/6BuCArTq6htr1BNW9sAg/cyclops-tyrant.png)
7. Hidra
Na mitologia grega, a Hidra era uma serpente gigante de várias cabeças. Além de sua habilidade de regenerar as cabeças cortadas, ela possuía um hálito venenoso capaz de matar instantaneamente quem respirasse. Hércules matou a Hidra como parte de seus doze trabalhos, queimando os pescoços decapitados para impedir a regeneração.
Em God of War 1, a Hidra é uma das primeiras ameaças enfrentadas por Kratos em sua jornada pela Grécia. A criatura aparece como uma gigantesca serpente marinha, sendo a maior de suas cabeças o “Rei da Hidra”, que comanda as demais. Kratos enfrenta a criatura durante um ataque a um navio e o combate final com o monstro ocorre no convés, onde Kratos mata a criatura após uma luta de tirar o fôlego.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/r/kUcbrMQ2OsMCrIKCsgFQ/imagem-2025-01-28-212345213.png)
8. Pégaso
O Pégaso é um cavalo alado que, segundo a mitologia, nasceu do sangue de Medusa quando ela foi decapitada por Perseu. Ele é geralmente representado como um cavalo branco de asas imponentes, mas algumas versões mitológicas o descrevem como sendo negro como a noite. Em God of War 2, Kratos monta um Pégaso de asas flamejantes para viajar até a Ilha da Criação, sob orientação de Gaia.
A jornada é marcada por batalhas contra harpias e grifos, além de um confronto com o Cavaleiro Negro e o cavalo ser aprisionado por Tifão. Após sua libertação, Pégaso e Kratos entram em combate contra os Grifos e não se sabe qual foi o destino do cavalo alado, que caiu durante o confronto e foi abandonado por Kratos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/S/H/GqZiVfQGGr0GWWV4PPrA/pegasus.png)
9. Serpente do Mundo
Jörmungandr, a Serpente do Mundo, é uma figura central na mitologia nórdica, descrita como um ser gigantesco capaz de circundar Midgard e morder sua própria cauda. Ela é filha de Loki e Angrboda e inimiga mortal de Thor, com quem está destinada a travar um duelo mortal durante Ragnarok. Segundo a mitologia, o confronto será tão destrutivo que causará rachaduras em Yggdrasil, a Árvore do Mundo, com a serpente sucumbindo ao martelo de Thor.
Em God of War (2018), Jörmungandr é uma aliada inesperada de Kratos e Atreus e os ajuda em momentos-chave da narrativa. Ela vive no Lago dos Nove e é chamada pelo som de um grande chifre. A Serpente é fundamental para o desenvolvimento da história e suas interações são memoráveis.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/G/tpS98eTIAG5B9zc0OEMQ/ss-f1bff24d3967a21d303d95e11ed892e3d9113057.jpg)
10. Fenrir
Fenrir, o lobo gigante, é outro filho de Loki e Angrboda na mitologia nórdica. Ele é temido pelos deuses, pois uma profecia afirma que ele matará Odin durante Ragnarök. Em God of War: Ragnarok, Fenrir é apresentado como um fiel companheiro de Atreus, que cuida do lobo em seus últimos momentos de vida, mas apesar do pouco tempo de convivência, eles criam um forte vinculo.
Mais tarde no jogo, Fenrir é ressuscitado no corpo de Garm. Ele se torna um aliado poderoso, exibindo a habilidade de abrir portais entre reinos. Fenrir é crucial durante a batalha final em Asgard
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/6/2/pA78szSHu3z0UfWW2IAA/sickpup.png)
11. Garm
Na mitologia nórdica, Garm é descrito como o guardião da entrada de Hel, frequentemente associado a um lobo ou cão gigante preso por correntes e coberto de sangue. Segundo a lenda, Garm desempenha um papel importante no Ragnarok, quando se libertará e enfrentará os deuses. Em God of War: Ragnarok, Garm é um imenso lobo preso em Helheim, cujas correntes impedem que ele devaste os reinos ao abrir fendas no tecido da realidade.
Atreus, ao encontrá-lo aprisionado, o liberta, desencadeando o caos entre os reinos. Durante a perseguição em Helheim, Kratos e Atreus enfrentam o lobo em batalhas desafiadoras, mas descobrem que ele é imortal devido à ausência de uma alma. A situação se resolve quando Atreus transfere a alma de Fenrir para o corpo de Garm.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/6/A/Z8Q22xSnyo37iCWraDzw/c777664a-515c-494b-add5-6e13460.png)
12. Níðhögg
Níðhögg é um dragão da mitologia nórdica que vive sob Yggdrasil, a Árvore do Mundo, e tem o papel de corroer suas raízes. Ele é tido como um símbolo de destruição e decadência e está ligado a eventos apocalípticos como o Ragnarök. Em God of War: Ragnarok, Níðhögg é apresentada como a guardiã das raízes de Yggdrasil, incumbida de controlar seu crescimento e protegê-la de ameaças.
No entanto, a criatura é usada por Odin como parte de uma maldição para prender Freya em Midgard. Kratos, com a orientação e ajuda de Freya, enfrenta Níðhögg em um combate memorável, onde após uma intensa batalha, eles conseguem derrotá-la ao impedir que a criatura abra portais entre os reinos para fugir.
13. Trolls
Na mitologia nórdica, os trolls são frequentemente descritos como criaturas enormes, de aparência grotesca, que habitam montanhas e cavernas. Apesar de serem frequentemente vistos como seres lentos e pouco inteligentes, algumas lendas os mostram como perigosos e até canibais. Eles estão presentes tanto no God of War (2018), quanto no God of War: Ragnarok. Ao longo da jornada de Kratos pelas terras nórdicas, ele e Atreus enfrentam diversos trolls, que são inimigos desafiadores, seja por sua força incomparável, ou por sua força elemental.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/X/rOfsXDSa2dGiShplU33g/ss-3670ba72c7e3e9c3c3225547ef2c1053504e62b8.jpg)
14. Valquírias
Na mitologia nórdica, as Valquírias são deidades menores a serviço de Odin, responsáveis por escolher os guerreiros mais heroicos mortos em batalha para levá-los a Valhalla. Lá, esses guerreiros treinam para o Ragnarok. Em God of War (2018), as Valquírias são apresentadas como guardiãs corrompidas por uma maldição lançada por Odin para atingir Freya.
Kratos e Atreus enfrentam diversas Valquírias em batalhas desafiadoras, cada uma com habilidades únicas. A Rainha das Valquírias, Sigrun, é o ápice do desafio, sendo considerada uma das chefes mais difíceis de toda a saga God Of War.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/4/EWSvUeSWALX767hnGlYA/b43e6072-9bd4-425a-a754-60396b9.png)
15. Sköll e Hati
Na mitologia nórdica, Sköll e Hati são os filhos do lobo gigante Fenrir. Sköll persegue o sol, enquanto Hati corre atrás da lua e a profecia deles afirma que quando os dois lobos finalmente capturarem suas presas, o Ragnarok será desencadeado. Odin, ciente dessa conexão, capturou os lobos quando eram filhotes, mantendo-os sob controle para tentar adiar o Ragnarok e manter Fenrir, seu maior inimigo, sob controle.
Em God of War: Ragnarok, Sköll e Hati desempenham um papel importante na narrativa. Após serem libertados, os lobos celestiais escapam para Vanaheim, onde se refugiam. Quando Kratos, Atreus e Freya encontram o santuário dedicado aos lobos, descobrem que o desaparecimento da lua os deixou inativos, interrompendo o ciclo do dia e da noite. O trio então recupera a lua capturada e, ao libertá-la, desperta Sköll e Hati. Com o retorno do sol e da lua ao céu, os lobos retomam sua perseguição, restaurando o equilíbrio entre dia e noite.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/x/5mMTgjSgq8VD1LQclgiQ/mark-castanon-skoll-hatiden-inte.png)