Ícone do site ContilNet Notícias

Multidão celebra retorno de palestinos libertados em Gaza. Vídeo

Por Metrópoles

Reuters

Uma multidão se formou na Faixa de Gaza, neste sábado (15/2), para festejar o retorno de palestinos libertados após acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas. Os prisioneiros chegaram de ônibus e foram recepcionados com gritos e aplausos.

A maioria dos reféns libertados havia sido capturada pelas forças israelenses após o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Neste sábado (15/2), três israelenses foram trocados por 369 palestinos após uma série de tensões acerca do acordo.

Cessar-fogo

A nova rodada de troca de reféns por prisioneiros palestinos acontece após uma semana de incertezas sobre o futuro do cessar-fogo entre Israel e Hamas, que teve início em 19 de janeiro.

De acordo com o plano, dividido em três partes, a previsão inicial era de que 33 reféns fossem libertados de Gaza em troca da liberação de cerca de mil palestinos detidos por Israel.

Contudo, o Hamas acusou Israel de não cumprir partes do acordo e ameaçou adiar a entrega dos cativos neste sábado. A declaração gerou ameaças não só por parte de Benjamin Netanyahu, que prometeu terminar com o cessar-fogo caso os israelenses não fossem libertados, como também de Donald Trump.

Após a ameaça do grupo extremista, o presidente dos Estados Unidos disse que aconselharia Israel a romper o pacto, e deixar o “inferno explodir” na Faixa de Gaza. Depois de pressão de mediadores do Catar e Egito, o Hamas recuou e decidiu cumprir o combinado.

Sair da versão mobile