ContilNet Notícias

Multidão celebra retorno de palestinos libertados em Gaza. Vídeo

Por Metrópoles

Multidão celebra retorno de palestinos libertados em Gaza. Vídeo

Reuters

Uma multidão se formou na Faixa de Gaza, neste sábado (15/2), para festejar o retorno de palestinos libertados após acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas. Os prisioneiros chegaram de ônibus e foram recepcionados com gritos e aplausos.

A maioria dos reféns libertados havia sido capturada pelas forças israelenses após o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Neste sábado (15/2), três israelenses foram trocados por 369 palestinos após uma série de tensões acerca do acordo.

Cessar-fogo

A nova rodada de troca de reféns por prisioneiros palestinos acontece após uma semana de incertezas sobre o futuro do cessar-fogo entre Israel e Hamas, que teve início em 19 de janeiro.

De acordo com o plano, dividido em três partes, a previsão inicial era de que 33 reféns fossem libertados de Gaza em troca da liberação de cerca de mil palestinos detidos por Israel.

Contudo, o Hamas acusou Israel de não cumprir partes do acordo e ameaçou adiar a entrega dos cativos neste sábado. A declaração gerou ameaças não só por parte de Benjamin Netanyahu, que prometeu terminar com o cessar-fogo caso os israelenses não fossem libertados, como também de Donald Trump.

Após a ameaça do grupo extremista, o presidente dos Estados Unidos disse que aconselharia Israel a romper o pacto, e deixar o “inferno explodir” na Faixa de Gaza. Depois de pressão de mediadores do Catar e Egito, o Hamas recuou e decidiu cumprir o combinado.

Sair da versão mobile