Neymar evolui, joga 90 minutos pela primeira vez e faz Santos pontuar mais no Paulistão

Com o craque, Peixe marca mais gols e consegue pontuação maior no torneio; adversário nas quartas de final será o Red Bull Bragantino

Na vitória por 3 a 0 do Santos contra a Inter de Limeira, nesse domingo, Neymar jogou os 90 minutos pela primeira vez e, com duas assistências e um gol olímpico em cobranças de escanteio, fez a sua melhor apresentação desde o retorno ao Brasil, em uma evolução que levou o Peixe a pontuar mais do que quando jogou sem o craque no Campeonato Paulista.

Nos seis primeiros jogos da fase inicial do Paulistão, o Santos somou sete pontos, com duas vitórias, um empate e três derrotas.

A partir da chegada de Neymar, o Santos conseguiu 11 pontos em seis partidas, tendo três vitórias, dois empates e só uma derrota, no clássico para o Corinthians.

Sem Neymar, o Santos marcou nove gols e sofreu dez. Com o craque, foram 11 gols pró, dos quais cinco com participação dele, e só quatro contra.

Minutos de Neymar em campo:

  • Botafogo-SP: 45 minutos
  • Novorizontino: 75 minutos
  • Corinthians: 68 minutos
  • Água Santa: 85 minutos
  • Noroeste: 69 minutos
  • Inter de Limeira: 90 minutos

Neymar em jogo contra a Inter de Limeira no Campeonato Paulista — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Neymar em jogo contra a Inter de Limeira no Campeonato Paulista — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Contra o Inter de Limeira, finalmente começou e terminou a partida jogando, e com uma atuação marcante, desequilibrando o placar com três cobranças de escanteio. Em duas delas, Tiquinho Soares cabeceou para estufar a rede. Na outra, Neymar bateu direto e fez o primeiro gol olímpico da carreira.

Com o gol e as duas assistências, Neymar chegou a cinco participações diretas em gols, já que, contra o Água Santa, marcou o primeiro gol no retorno ao Santos, de pênalti, e ainda teve uma assistência.

O técnico Pedro Caixinha elogiou o desempenho do craque em entrevista coletiva:

— O Neymar já não jogava 90 minutos há muito tempo. Era importante também que tivesse essa parte em termos de minutagem, até porque, no jogo anterior, saiu de uma forma mais prematura. Fazer o gol e ter duas assistências é algo muito importante. Sabemos que é um jogador de muitíssima qualidade, quer na bola em jogo, quer nas situações de bola parada — comentou o mandatário santista.

Neymar, do Santos, é aplaudido pela torcida da Inter de Limeira — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Neymar, do Santos, é aplaudido pela torcida da Inter de Limeira — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

O próprio Neymar disse estar se sentindo “cada vez melhor fisicamente” e mais solto dentro de campo.

Com essa crescente, a possibilidade de Neymar voltar à Seleção Brasileira volta a ser mais debatida. O técnico Dorival Júnior acompanhou a partida do Santos contra o Noroeste na Vila Belmiro para avaliar o craque.

— Sobre a convocação, estou aí. Obviamente a vontade de cada jogador é defender o seu país, defender as suas cores. Para mim sempre foi uma honra muito grande, sempre me dediquei ao máximo, sempre me doei 100% pela seleção brasileira. É o lugar onde eu gosto de estar. Eu gosto de representar o Brasil e o povo brasileiro. Se tiver uma oportunidade mais uma vez de voltar à seleção brasileira, eu ficaria muito feliz — disse Neymar.

O retorno do camisa 10 à Seleção é uma causa que o Santos abraçou, segundo Caixinha.

— Nós temos o Neymar no Santos como uma causa. Aquilo que o fez voltar podendo estar em outro patamar do futebol mundial representa muito daquilo que ele tem com o Santos. Da afinidade, amor, paixão que ele tem pelo Santos e do conforto que ele encontrou aqui com todos nós. Fizemos dele uma causa, que é a causa Santos.

— Se o Neymar quis vir jogar conosco, nós temos que dar tudo para ele seja feliz. Para que ele retome a felicidade em jogar futebol, esqueça os que foram os dois últimos anos e para que esta causa se torne uma causa Brasil para a Copa da 2026. É isso que ele tem na cabeça. Essa foi uma das grandes decisões que o trouxe para jogar conosco. Para recuperar a felicidade, recuperar o bom futebol e para poder ajudar o Brasil naquela que será, muito possivelmente, a última Copa.

Classificado como primeiro colocado do Grupo B, o Santos avançou para enfrentar o Red Bull Bragantino nas quartas de final do Paulistão. O duelo será decidido em jogo único, com mando de campo do Peixe.

PUBLICIDADE