Ícone do site ContilNet Notícias

Acre segue em alerta para chuvas e temporais, alerta Inmet; confira a previsão completa

Por Tião Maia, ContilNet

O evento La Niña irá aumentar as chuvas e temperatura em 2025/Foto:Paulo Pinto/Agencia Brasil

Esta terça-feira (18) será de chuvas intensas em pelo menos 21 estados do território nacional, incluindo o Acre, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao emitir avisos de “perigo” e “perigo potencial” para precipitações. A tendência para o restante do mês de março é manter o padrão dos primeiros 15 dias, com calor no Sudeste e chuvas mais fortes no Norte e Nordeste. O órgão emitiu seis avisos para a última terça-feira de verão. Três deles estão na escala laranja, de “perigo”, e outros três na escala amarela, de “perigo potencial”. Os avisos na escala laranja indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão é de mais chuvas/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Além do Acre, que declarou estado de emergência no início da semana passada, a atenção no Norte fica voltada para Roraima, Pará, Leste do Amapá e Norte do Amazonas.

Já no Nordeste, as chuvas mais intensas devem ocorrer no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e na Paraíba. Para as localidades do centro-sul do país, o Inmet emitiu três alertas de “perigo potencial”, que indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h, impactando diversas regiões.

O órgão recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações em encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Segundo o Inmet, as chuvas devem se concentrar no fim da tarde e persistir pelo menos até quarta-feira (19). A sensação será de tempo abafado, associado às precipitações.

Sair da versão mobile