Bolsonaro responsabiliza Zambelli por derrota nas eleições de 2022: “Tirou o mandato da gente”

Ex-presidente diz que imagem de Zambelli armada influenciou a anulação de votos em sua campanha

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda. nesta segunda-feira (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi uma das principais responsáveis pela sua derrota nas eleições de 2022. Segundo Bolsonaro, o episódio no qual a parlamentar perseguiu, armada, um apoiador de Lula (PT) na véspera do segundo turno foi crucial para a perda de votos.

Carla Zambelli e Bolsonaro / Foto: Reprodução

“A Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente”, declarou Bolsonaro. O ex-presidente lembrou que a imagem de Zambelli perseguindo um opositor com uma arma foi amplamente divulgada e teve um impacto negativo na sua campanha. “Aquela imagem, da forma como foi usada, gerou uma impressão ruim, dizendo que eu defendo o armamento. Isso fez com que até eleitores que não votaram no Lula anulassem o voto. A gente perdeu”, completou.

Caso Zambelli no STF: Deputada pode perder mandato e ser condenada

O episódio envolvendo a deputada Carla Zambelli está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pode condená-la a prisão e à perda do mandato. O julgamento, no entanto, foi interrompido nesta segunda-feira (24) pelo ministro Nunes Marques.

O incidente ocorreu na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli, com uma arma em mãos, perseguiu um homem que supostamente seria apoiador de Lula pelas ruas de um bairro de São Paulo. Durante a perseguição, a deputada teria forçado o homem a permanecer em um bar sob a mira do revólver. Zambelli justificou a atitude dizendo que agiu em legítima defesa, após ouvir tiros e acreditar que o homem estava armado.

FIQUE POR DENTRO: Veja reação de Carla Zambelli após ter mandato de deputada cassado

Entretanto, o relator do caso no STF, ministro Gilmar Mendes, considerou a versão de Zambelli inconsistente após investigações. Ele concluiu que a deputada cometeu porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Se condenada, Zambelli poderá pegar uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão, além de perder seu mandato, conforme o entendimento de Gilmar Mendes e outros ministros do STF, como Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

PUBLICIDADE