Jéssica Oliveira e Leon Alexander, naturais de Rio Branco, são os proprietários da Cháco, primeiro empreendimento voltado para a comercialização de tereré na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O tereré tem origem paraguaia, mas se tornou popular no Brasil, mais precisamente no centro-oeste e norte do país. A bebida semelhante ao chimarrão, é feita a partir da mistura de água ou suco de frutas com erva-mate. Em contrapartida, a bebida não é conhecida na região nordeste, fato que não impediu o casal acreano de cogitar abrir um empreendimento do segmento no local.
Oliveira conta que tudo surgiu através da viagem de casamento do casal em setembro de 2023, na “cidade do sol”. Ao conhecer o local, eles que são consumidores assíduos da bebida, observaram que não havia nenhum estabelecimento na cidade assim como em outras capitais nordestinas, assim, eles viram a possibilidade de explorar esse produto. “Foi aí que percebemos uma oportunidade, por que não trazer o tereré para cá? Voltamos para o Acre com essa ideia fixa na cabeça, mas não imaginávamos que tudo aconteceria tão rápido”, conta.
Eles retornaram ao Acre, venderam tudo o que tinham e percorreram 5 mil km atrás do novo sonho. “Não sabíamos nada sobre o negócio, éramos apenas consumidores, e de repente nos vimos diante do desafio de vender algo sem nem saber por onde começar. Ouvimos muitos nãos, muita gente dizendo que isso aqui não daria certo”, relata.
Oliveira fala que desde a concepção do projeto eles sabiam que a população local não consumia tereré, e que para instigar a curiosidade das pessoas seria necessário utilizar estratégias de mercado: “Investimos em um marketing criativo e interativo para despertar a curiosidade do público. Criamos conteúdos descontraídos nas redes sociais, incentivamos a interação dos clientes e sempre promovemos degustações na loja para que as pessoas pudessem experimentar e entender o diferencial da bebida”.
O empreendimento foi inaugurado em 2 de dezembro de 2023. Oliveira fala que no início as primeiras pessoas a frequentar o espaço associavam a bebida ao chimarrão, mas logo entenderam as diferenças, passaram a apreciar a bebida e levaram amigos para experimentar.
A empreendedora acrescenta que o início foi bem difícil mas que aos poucos foram conquistando seu espaço “A gente só conseguiu mesmo porque não é nossa única fonte de renda e também porque escolhemos o food Park onde já tem outras opções de comida e bebidas. Daí aos pouquinhos a gente foi meio que chamando atenção desse pessoal”, conta.
Hoje a Cháco é uma franquia e já abriu filiais na cidade de Plácido de Castro. A expectativa dos proprietários é expandir a marca, abrir mais estabelecimentos e levar o tereré para mais pessoas.



