Ícone do site ContilNet Notícias

Ciclistas saem pelados na Paulista em ato por segurança no trânsito

Por Metrópoles

 Um grupo de ciclistas pelados saiu pela Avenida Paulista, na região central de São Paulo, na noite desse sábado (15/3) para chamar atenção para a falta de segurança no trânsito e incentivar a utilização de modais de transporte não poluentes.

Segundo os organizadores, a “Pedalada Pelada” integra o movimento internacional World Naked Bike Ride e ocorre há mais de duas décadas em várias cidades do mundo.

“O objetivo é promover uma visão de segurança no trânsito, de não poluição e de positividade em relação aos corpos das pessoas.

É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos de petróleo, automóveis e energias não-renováveis”, afirma o grupo Massa Crítica SP, responsável pelo movimento na capital paulista.

Ciclistas saem pelados na Paulista em ato por segurança no trânsito/Foto: Massa Crítica SP/Instagram

“Ao não utilizar roupas, os aderentes dão visibilidade aos meios de transportes não motorizados e deixam de ser, durante a campanha, invisíveis”, diz o movimento.

A Pedalada Pelada saiu por volta das 20h da Praça do Ciclista e percorreu a região, atraindo a atenção de quem passava pelo local. Em vídeos postados nas redes sociais, é possível ver os ciclistas nus andando na rua em meio a automóveis e pessoas nas calçadas. Muitos sacavam o celular para registrar a cena inusitada.As publicações sobre o evento atraíram comentários positivos e negativos. Alguns exaltavam a iniciativa, com expressões como “lindo” e “maravilhoso”. “Foi demais. Adorei, apesar de a razão ser triste”, disse um apoiador.

Já outros criticavam o movimento e o taxavam de falta de pudor e “piada”. “Quanta falta de respeito com a população. Por que existem pessoas que se sujeitam ao extremo ridículo?”, escreveu outro usuário.

Sair da versão mobile