Com recuo do Rio Acre, famílias desabrigadas poderão voltar para casa a partir de quinta-feira

Em Rio Branco, a enchente do Rio Acre deixou 43 bairros atingidos

Após se aproximar dos 16 metros, o Rio Acre segue baixando na capital acreana e deixou a cota de alerta na tarde desta segunda-feira (24). Com isso, as famílias que estão abrigadas nos abrigos no Parque de Exposições e em escolas do município poderão voltar para suas casas a partir da próxima quinta-feira (27).

As famílias deverão ser levadas às suas casas/ Foto: Evandro Derze/Secom

A informação foi passada ao ContilNet pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, que explicou que a medida pode ser antecipada, mas que o rio precisa alcançar uma cota segura para o retorno das famílias.

“A previsão é para a quinta-feira, podendo até se os pré-requisitos forem cumpridos, são eles: limpeza do bairro, vistoria de segurança da Defesa Civil, limpeza das casas, reestabelecimento de cenário, e também, a cota do rio está aceitável, nós estipulamos a cota 10 (metros)”, explicou.

Falcão afirmou, ainda, que caso seja necessário, as famílias podem retornar antes mesmo de o rio chegar aos 10 metros, “desde que tenhamos a certeza de que o rio não volta a transbordar”, ressaltou.

Em Rio Branco, a enchente do Rio Acre deixou 43 bairros atingidos, além de 19 comunidades rurais. Ao todo, 169 famílias estão em abrigos. No total, mais de 31,3 mil pessoas foram afetadas pelas águas, tanto na zona rural, quanto na zona urbana.

PUBLICIDADE