Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso da PF: sindicato diz que edital deve sair no 1º semestre

Por Direção Concursos

© Polícia Federal

concurso PF (Polícia Federal) pode estar bem próximo de definir a banca organizadora para 1.000 vagas policiais. De acordo com informações do presidente Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, o Cebraspe já teria sido escolhido, em edital que deve sair ainda no primeiro semestre.

Vale lembrar que, oficialmente, o prazo de publicação vai até agosto, mas que o histórico da PF aponta que os prazos costumam ser adiantados. Camargo ainda apostou nas áreas que o edital deve trazer para cargos de Perito, que contará com 69 oportunidades no concurso PF.

Reprodução

Polícia Federal nega definição

Em contato com a Polícia Federal, o órgão informou ao Direção Concursos que a banca organizadora ainda não está definida.

Apesar do Cebraspe ser tradicionalmente a banca organizadora dos concursos da Polícia Federal, o órgão nega a informação. É válido lembrar que a empresa será a organizadora do concurso para os cargos administrativos da PF.

O órgão informou, em suas redes sociais, que está trabalhando para que o edital de servidores policiais seja divulgado o mais breve possível.

Além disso, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, reuniu-se, recentemente, com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, onde discutiram sobre o orçamento da Polícia Federal em 2025, o que inclui o novo edital e nomeações previstas para este exercício.

O Direção Concursos também obteve informações de que será realizada a publicação de apenas um edital com mil vagas em 2025, com a convocação de mil excedentes em 2026.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

Concurso PF: áreas de Perito Criminal Federal

Em relação às vagas para a carreira e Perito Criminal Federal, o quantitativo de 69 oportunidades são destinadas à reposição de servidores que deixaram o cargo, segundo aponta Marcos Camargo.

O presidente contou que as vagas serem utilizadas apenas para recomposição é considerado “preocupante” e que o cargo necessita de, pelo menos, 200 vagas novas.

Ele frisa que as áreas de Meio Ambiente, Contabilidade e Informática deverão ter a maior oferta de vagas no certame da Polícia Federal.

Veja o vídeo completo:

De acordo com o site da própria APCF, o cargo de Perito Criminal Federal conta com 19 áreas de atuação, sendo elas:

Quais vagas foram ofertadas no último concurso PF para Perito?

O último concurso PF foi publicado em 2012. Organizado pelo Cebraspe, foram ofertadas 100 vagas para a carreira, nas seguinte especialidades:

Os candidatos foram avaliados pela Prova Objetiva, Prova Discursiva, Exame de Aptidão Física, Exame Médico, Avaliação Psicológica e Avaliação de Títulos. Após aprovação em todas as etapas, os candidatos foram convocados para o Curso de Formação Policial (CFP).

Polícia Federal conta com 2.035 cargos vagos

Segundo informações passadas pela Polícia Federal ao Direção Concursos, a corporação conta com, atualmente, 2.035 cargos vagos.

A carreira com o maior número de vacâncias é o de Agente, com 1.244 cargos vagos. Em contrapartida, o cargo de Papiloscopista conta com o menor número de vacâncias, com somente 24 cargos vagos. Veja a lista completa abaixo:

Importante destacar que, apesar do cargo de Perito Criminal possuir 19 áreas de atuação, o código de vaga não é subdividido por área de especialização, mas sim por cargo. Assim, não é possível identificar nesta coordenação, em quais áreas da perícia estão as vagas.

Resumo do concurso PF

Sair da versão mobile